Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

Noticias

Conheça os debatedores do Agenda Campinas 2017

Jornalista e escritor Eduardo Lyra falará sobre empreendedorismo social, no Hotel Vitória

| ACidadeON

Divulgação
Eduardo Lyra, criador do Instituto Gerando Falcões (Foto: Divulgação)

Está chegando a hora de voltar a discutir a cidade. Na sequência de debates sobre como a criatividade pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, como ocorreu em 2016, a segunda edição do Agenda Campinas vai abordar o empreendedorismo social.

O tema define uma das principais vertentes do grande guarda-chuva de atividades que estão sob a denominação de cidades criativas. O termo pode ser explicado como um negócio lucrativo e que, ao mesmo tempo, tem por finalidade proporcionar mais justiça social.

O convidado desta edição será Eduardo Lyra, 29, criador do Instituto Gerando Falcões, de São Paulo. A história de vida de Edu - ex-favelado, cujo pai foi preso por envolvimento com o tráfico de drogas, mas que encontrou na mãe a força necessária para superar as dificuldades – é um exemplo de como é possível empreender, mesmo nas piores situações possíveis.

Criado em 2013, o Gerando Falcões possui atualmente cerca de 20 projetos sociais e atende a 1,2 mil famílias da Grande São Paulo.

Eduardo Lyra também integra o Global Shapers, uma iniciativa do Fórum Econômico Mundial, sem fins lucrativos e que visa incentivar a criação de ações de impacto positivo em cada cidade em que está presente ao redor do mundo.

DEBATEDORES

Mais dois debatedores integrarão a mesa do Agenda Campinas: Roberto Gandara, que atua como international master trainer da ONU (Organização das Nações Unidas) e Paulo Lemos, pesquisador na área de empreendedorismo e inovação da Unicamp.

Gandara é consultor de empresas, palestrante, psicodramatista e especialista em treinamento e desenvolvimento de pessoas e equipes. É engenheiro de produção formado pela USP, mestre em engenhria pela Unicamp, com cursos de especialização e planejamento no Japão e Inglaterra, e em psicodrama e em dinâmica dos grupos no Brasil.

Atua em diversos segmentos empresariais e institucionais como consultor, e realiza treinamentos e processos de desenvolvimento de equipes e organizações com metodologia própria para companhias, ONGs e também órgãos governamentais, como o Sebrae. Como international master trainer da ONU, participa de projetos de desenvolvimento socioeconômico e empreendedorismo da entidade. Já realizou consultorias, paletras, seminários e treinamentos em 17 países da Europa, Oriente Médio, Ásia, África e América do Sul, além do Brasil.

Paulo Lemos é empreendedor, educador e pesquisador na área de empreendedorismo e inovação. Atua como pesquisador associado à Unicamp (GEOPI), é professor da Escola de Extensão da Unicamp na parceria com a Coursera, é professor da Casa do Saber-SP. Colabora como professor do curso de administração de empresas e engenharia de produção da Facamp.

Publicou o livro "Universidades e ecossistemas de empreendedorismo - A gestão orientada por ecossistemas e o empreendedorismo da Unicamp", pela Editora da Unicamp. Colabora com atividades de empreendedorismo e inovação realizadas por universidades e instituições de ensino superior e é mentor de startups e organizações ligadas a diferentes ecossistemas de inovação e empreendedorismo.

Participou do Global Faculty Colloquium at Technology Entrepreneurship Education, University of California, Berkeley. É avaliador científico do "Encontro de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas" (EGEPE) e da ANEGEPE (Associação Nacional de Estudos em Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas).

O QUE É A AGENDA

O Agenda é um fórum que leva à discussão da sociedade e poder público temas relevantes para o desenvolvimento socioeconômico da cidade.

O evento é aberto ao público, uma vez que o objetivo é debate sobre o tema o mais amplo possível. Este ano, o primeiro seminário do fórum Agenda foi realizado no dia 25 de agosto, em Araraquara. Ribeirão Preto veio em seguida, em setembro, São Carlos em outubro e, finalmente, o ciclo de debates se encerra em Campinas, no dia 10 deste mês. 

QUEM ORGANIZA

A realização do Agenda é da Oceano Azul Eventos, a OA, que faz parte das Empresas Pioneiras. O Agenda tem, ainda, o apoio institucional da EPTV e apoio do portal A CIdadeON Campinas. O patrocínio é dos Correios e governo federal.

SERVIÇO

Agenda Campinas 2017

Tema: Empreendedorismo social
Data: 10 de novembro
Horário: das 8h30 às 12h00
Local: Vitória Hotel Concept Campinas
Avenida José de Souza Campos, 425 - Nova Campinas
EVENTO GRATUITO

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON