Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Dia Internacional do Livro: Pedagoga indica 3 obras da literatura infantil

Especialista reforça que o hábito de ler deve ir além da sala de aula

| ACidadeON/Campinas

Especialista reforça que o hábito de ler deve ir além da sala de aula (Foto: Divulgação) 

No dia 23 de abril comemora-se o Dia Internacional do Livro Infantil. Que tal aproveitar a data para trazer o hábito de leitura para dentro de casa? Segundo a coordenadora pedagógica do Anglo Center Ville, Shirley Melo, é essencial que a leitura se estenda além do ambiente escolar.

"Ler significa ampliar o conhecimento do mundo. Um bom livro desperta na criança a imaginação, criatividade e a fantasia, ingredientes que fazem parte do cotidiano infantil. Assim como tantas outras atividades presentes na rotina de férias, um bom livro vem complementar este período com prazer e divertimento", disse.

Em um contexto onde a tecnologia faz cada vez mais parte do cotidiano das crianças, parece ser impossível para os pais envolver a criança no universo da leitura. Além disso, a criança tende a recusar e resistir a tudo que se torna uma obrigação. Portanto, vale a criatividade de cada família para incentivar o hábito de ler.

"Os filhos se espelham nos pais, então uma dica é: comece a ler para eles, sempre procurando um livro adequado para a idade e do interesse da criança. O jogo do "eu leio para você e depois você lê para mim", pode ser um bom começo para esta viagem através dos livros. Outra dica é frequentar livrarias e deixar a criança à vontade para escolher um livro de seu interesse, folheá-lo e explorá-lo é também uma excelente opção", comentou.

Confira três dicas de livros que a pedagoga indica para os pequenos lerem nas férias:

Bichos que tive - Silvia Orthof:
Indicado para crianças de 9 a 12 anos, o livro traz uma coletânea de histórias sobre as memórias da autora e seus animais de estimação. Esse tema, geralmente, gera bastante interesse para as crianças. Os textos são bem divertidos e mexem com a imaginação!

Chapeuzinhos Coloridos - José Roberto Toreto: É uma releitura do clássico Chapeuzinho Vermelho. A forma divertida com finais diferentes e enredos variados das personagens, além de uma ilustração cativante, encantam os pequenos em diferentes faixas etárias.

O menino que aprendeu a ver - Ruth Rocha: Conta a história de um menino e a sua descoberta do mundo das letras. Leitura fácil com ilustrações bem atraentes, ideal para alunos na fase inicial da alfabetização.

Veja também