Aguarde...

Política

Câmara vota urgência do PL sobre segurança de barragens

Mariana Conti pede urgência na votação do Projeto de Lei sobre segurança de barragens

| ACidadeON Campinas

O pedido de urgência de Mariana Conti deverá ser votado em Plenário na reunião ordinária desta quarta (Foto: Divulgação/Câmara) 

A vereadora Mariana Conti (Psol) entrou com um pedido de urgência na votação do PL (Projeto de Lei) que proíbe a construção de barragens no município de Campinas sem a apresentação anterior de um Plano De Segurança De Barragem.

A ação é, em especial, por conta dos fatos ocorridos no último domingo (1º ), quando após chuva intensa o Rio Jaguari transbordou provocando o alagamento, interdição e desmoronamento da estrada vicinal que liga Campinas à Pedreira passando pela região das obras de construção da barragem.

"Tal acidente trouxe novamente à tona a discussão acerca dos riscos que representam a construção de uma barragem deste porte em uma região populosa. A legislação nacional exige a apresentação deste plano apenas quando a barragem for entrar em operação, mas os desastres ocorridos nas cidades de Mariana e Brumadinho já nos mostraram que a legislação existente não é suficiente. Não podemos deixar que algo do tipo aconteça na nossa região, os impactos humanos e ambientais seriam irreparáveis", enfatiza Mariana Conti.

O pedido de urgência deverá ser votado em Plenário na reunião ordinária desta quarta-feira e, sem sendo aprovado, levará o Projeto de Lei 32/2019 a ser votado no próximo dia 11 de dezembro, na última sessão ordinária antes do recesso parlamentar.

Mais do ACidade ON