Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Escritora lança livro baseado na literatura de cordel

Laura Tomé bebe das fontes da cultura popular nordestina e obedece à métrica do cordel

| ACidadeON Campinas

Laura Tomé se apresenta Contadora de histórias pela região onde mora e leciona teatro (Foto: Rede social) 

O espaço cultural GOMA vai sediar o lançamento do livro Daniel e as Borboletas, da educadora Laura Tomé. O evento será no dia 24 de março, a partir das 16h. Ainda vai ocorrer noite de autógrafos e venda dos livros por R$ 20.

A entrada será "no chapéu", ou seja, o valor a ser pago pelo evento ou serviço é espontâneo e decidido pela pessoa. Cada um decide pagar a quantia que melhor achar que vale o evento.

A programação regada à poesia e contações de histórias, incluindo as da autora e se sua mestra Suzana Montauriol, receberá também o grupo de dança Afro-Brasileira SAVURU, do mestre Benê de Moraes, e será também animada pelo grupo de forró Baião de Rua.

A escritora independente inaugura sua carreira publicando o livro infantil "Daniel e as Borboletas" que bebe das fontes da cultura popular nordestina e obedece à métrica do cordel, literatura trazida da oralidade para posterior registro escrito e então, sua venda em folhetins.

Na história, Daniel é um menino que, por ter muito medo de borboletas, acaba sendo rechaçado pela sua turma na escola. Ao ter notícia disso, a professora exige uma lição de casa que mudará a forma como as crianças entendem a palavra Coragem. Terão que entrevistar todas as pessoas e descobrir qual o medo que elas cultivam no coração.

O texto busca estimular o respeito às diferenças, a empatia das crianças e a coragem em cada um que lê.

SOBRE A AUTORA

Laura Tomé tem 25 anos e é arte educadora e contadora de histórias. Desde 2014 vem pesquisando a cultura e saberes populares brasileiros, sobretudo relacionados às práticas narrativas e oralidade.

Cria e apresenta contos autorais infantis e adultos, em performances lúdicas, mescladas de músicas e brincadeiras populares brasileiras.  Foi diretora de diversos espetáculos de contação de histórias e teatro de rua na "Trupe Alumiada de Teatro", com temáticas especialmente voltadas à exaltação de figuras heroicas brasileiras.

Atualmente, se apresenta como Contadora de histórias pela região onde mora e leciona teatro adulto e infantil. Também oferece cursos livres e oficinas de Contação de Histórias. Está cursando Artes Cênicas na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Mais do ACidade ON