Aguarde...
ON Run

onrun

4 passos para você iniciar na corrida de rua agora mesmo

Confira os cinco passos fundamentais para te ajudar a iniciar na corrida de rua

| ON Run

Corrida de rua para iniciantes Crédito: Divulgação Canva
Após realizar os exames e constatar que não tem nenhuma patologia que o impeça de realizar a atividade física, vamos mostrar um passo a passo para te ajudar a iniciar na corrida. 

É muito comum algumas pessoas perguntarem qual o primeiro passo para começar a correr, pensando nisso e na nossa experiência de estar diariamente trabalhando com a corrida de rua com os amadores, segue algumas orientações que podem te ajudar a iniciar na corrida de rua.  



1º passo: Crie o hábito de ter um horário para se dedicar a corrida de rua, você só vai conseguir ser bom em algo se você se organizar e ter um tempo para realizar.

2º passo: Por mais contraditório que pareça, o início na corrida deve ser com a caminhada. Inicie de quatro a seis semanas, fazendo de 2 a 3x por semana as caminhadas, nesse início o mais importante é preparar o seu corpo para a corrida futura, pular essa etapa pode te aproximar de lesões e desconfortos, em função da falta de adaptação específica para corrida.

3º passo: Intercale as caminhadas com pequenos trotes (corridas leves) sempre caminhado mais do que correndo, o ideal é programar um tempo, por exemplo, 30 minutos 3x por semana, com assiduidade de 4 a 6 semanas.

4º passo: Intercale as caminhadas e pequenos trotes (corridas leves) com exercícios de fortalecimento, a ideia é fortalecer o seu corpo antes de correr por um longo tempo (30 minutos direto). Realize, por exemplo, um circuito com 2 exercícios de fortalecimento, intercalado com 10 minutos de caminhada e trotes (corrida leve), igualando o tempo de caminhada com o de trote (corrida leve), ou seja se caminhar 1 minuto, trote durante 1 minuto, o ideal é manter tempo de 30 minutos 3x por semana, sempre com um ou dois dias de descanso, com assiduidade de 4 a 6 semanas, só depois realize a progressão de carga! Por exemplo, passar de 30 para 40 minutos.  



Obs: Vale destacar a importância de procurar um profissional de educação física para te orientar e acompanhar as aulas.

Mais do ACidade ON