Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

A boa da semana é dar atenção e cuidar dos pés

Quem não gosta de ficar com o pé lisinho, livre de asperezas e aquelas pelinhas chatas que levantam?!

| ACidadeON/Ribeirao

 

Marcela Garrido é blogueira e mantém o perfil @seligamulher (Foto: Weber Sian / ACidade ON)
Pezinho de princesa  

Quem não gosta de ficar com o pé lisinho, livre de asperezas e aquelas pelinhas chatas que levantam?! Claro, que ir ao podólogo é sempre uma opção maravilhosa para se livrar dos calos e deixar o pé bem cuidado e macio, mas não é sempre que é possível.  

Dá para manter e tratar os pés em casa só é preciso adotar uma rotina de cuidados específicos para essa área. Confira:  
 

Lixar e esfoliar  

Muita gente acha que lixar os pés é errado, na verdade é a frequência e a forma que se faz. Não lixe jamais os pés diariamente e nem o pé todo. Você pode usar uma lixa fina e passar no local onde tem calos (que não sejam ósseos) e asperezas para remover a pele grossa, sempre com cuidado. Não precisa umedecer os pés para isso, pode fazer seco mesmo.  

Lembre-se de hidratar muito bem os pés após o procedimento. Lixe uma vez ao mês e somente nos locais necessários. Semanalmente, esfolie com cremes próprios ou até mesmo uma mistura caseira com sal grosso, alecrim seco e mel. Misture até formar uma pastinha. Você pode também misturar açúcar cristal com um pouco de sabonete líquido ou um creme qualquer que tenha à mão. Só coloque mais açúcar que creme e faça isso com os pés secos. Friccione bem. Depois é só enxaguar e hidratar.
 

Hidratar e aquecer  


Escolha sempre cremes espessos, podem ser até próprios para os pés, se não forem, basta um com manteiga de karité, ureia e até óleos essências ou um baratinho chamado Sebo de Carneiro, ele é bem grosso e super hidratante. Pode caprichar na dose, depois coloque uma meia para aquecer, isso potencializa o efeito. Se conseguir dormir com ela seus pés acordaram como novos. Se não também pode passar papel filme neles e deixar agira de 20min a 30min.
 

Unhas  

Sempre mantenha elas curtas e lixadas, mesmo que não dê para pintar. Deixe a unha limpa e hidrate com óleo de girassol ou de malaleuca isso fará as pelinhas da cutícula pararem de levantar.
 

Relaxamento e massagem
 

Um escalda pés é um ótimo hábito para manter os pés saudáveis e você relaxada. Em uma bacia coloque água morna e use chá de camomila ou sal grosso com óleos essências. Deixe os pés por pelo menos 20 minuto submersos ou até a água esfriar. Depois seque bem passe um bom creme e massageie aliando as tenções.


Sapatos  

Evite usar o mesmo sapato todos os dias! Sim, cada sapato aperta o pé em um local, por isso repetir sempre o mesmo calçado causará lesões no mesmo local, como calos ósseos que podem até deformar os pés. Para isso não acontecer faça um revezamento. Mude o modelo e o tipo, seus pés agradecem! Se notar que tem algum que te machuca muito aposte em protetores de calos, palmilhas, fitas para evitar bolhas e ferimentos.

Atenção! Não retire os calos em casa com tesouras e alicates, você pode se ferir. Também não cutuque os cantinhos com palitos para desencravar as unhas, elas podem inflamar. Então, se precisar remover ou desencravar marque com um podólogo.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON