Aguarde...

ACidadeON Campinas

boa

Nada de remedinho no frio. Os chás podem ser incríveis!

Conversamos com uma especialista em chás e infusões e contamos tudo o que você precisa saber sobre essa bebida milenar

| ACidadeON/Ribeirao

Era só ficar doente que sua mãe já vinha com um "toma esse chazinho pra melhorar"? O hábito de associar chás à melhoria da saúde não é por acaso. Praticamente todas as culturas do mundo utilizam os chás para diversos males, desde físicos até espirituais e, não por acaso, ele ainda é associado a muitos rituais religiosos.  

Mas, como aqui no ocidente a cultura do consumo do chá ainda é tímida, resolvemos fazer um guia para iniciantes curiosos com este universo cheio de aromas e sabores. Escolha sua xícara mais bonita e já vai colocando a água para esquentar.
Qual a diferença entre chá e infusão?  

Muita gente confunde essas duas coisas, porém são elementos diferentes. Enquanto o chá é uma bebida proveniente exclusivamente da infusão de folhas da Camellia Sinensis com água, as infusões são todos os tipos de bebidas feitas a partir da imersão de todas as outras folhas (com exceção da Camellia Sinensis), flores e frutas em água quente.  

Resumindo, todo chá é uma infusão, mas nem toda infusão é chá. Portanto, o seu chazinho de camomila é, na verdade, uma infusão.  

Quais são os principais tipos de chá?  

Curiosamente, todos os chás são provenientes da mesma planta, a famosa Camellia Sinensis. O que muda é o tempo de colheita das folhas, resultando em aromas e propriedades diferentes. Veja abaixo os tipos de chás possíveis de serem extraídos:  

Chá Verde: Um dos chás mais conhecidos e consumidos em todo mundo. Muito famoso por suas propriedades antioxidantes, que atrasa os efeitos do tempo causados por radicais livres. O chá verde regula o intestino e diminui a retenção de líquidos e, apesar do sabor amargo, é possível combiná-lo com diferentes ervas e frutas sem que perca o seu efeito.  

Chá Preto: Bastante consumido no Reino Unido, especialmente com leite e açúcar. Possui propriedades anti-inflamatórias e tem propriedades que ajudam na saúde da pele.  

Chá Branco: raro e mais caro, o chá branco tem sua colheita realizada apenas 3 vezes no ano. Atua na estabilização do humor porque tem substâncias que melhoram os níveis de dopamina e serotonina.  

Chá Oolong: o nome vem do chinês e significa "chá do dragão negro". O chá oolong acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura corporal, além de reduzir a chance de ter doenças cardíacas e ser eficiente no tratamento de diabetes tipo 1.  

Um universo de sabores  

Apesar de os chás e infusões estarem sempre associados ao inverno, é possível utilizá-los em bebidas mistas e comidas das mais inusitadas. Drinks alcoólicos, bebidas refrescantes para o verão, sobremesas e molhos são algumas das possibilidades.
A economista e consultora na área de salões de beleza Valéria Bueno é declaradamente apaixonada pelo universo dos chás e infusões e já teve uma casa especializada na bebida em Ribeirão Preto. Porém, a falta de abertura do público para as questões sensoriais do chá foi uma das razões pelas quais fez o Tea Bar fechar as portas.   

Flower Tea: chá japonês que desabrocha na água quente | Foto: Francine Micheli

Apesar da frustração com o negócio, Valéria manteve sua paixão que começou a partir de uma viagem para a França e hoje estuda, divulga, faz experiências e ainda é considerada uma referência no assunto.  

"Eu me considero uma outra pessoa depois que passei a conhecer outras culturas. Muitas coisas existem além daquilo que vivenciamos e não fazemos ideia de como é a relação das pessoas com determinados alimentos", conta. "Por exemplo, na Índia, as pessoas mais pobres consomem o chá como uma ação preventiva a várias doenças e eles vivem uma relação com a bebida de modo intenso e muito rico".  

Já na China, quem faz a colheita da Camellia Sinensis são exclusivamente mulheres e há a preocupação até com o PH do suor das mãos, que pode influenciar na qualidade das folhas. Por isso, quando elas estão menstruadas não participam da colheita.   

Chás fora da caixa  

Um dos grandes sucessos entre os apreciadores de chá é a Flower Tea, uma tradição chinesa. Nesta opção, uma flor é costurada com folhas de chá verde em sua volta, formando uma bolinha desidratada. Quando colocada na água quente, ela desabrocha lentamente em um espetáculo lindo de se observar.  

Segundo Valéria, o chá e as infusões podem também servir de base para várias outras bebidas geladas e drinks inclusive com álcool. "Gosto muito desta combinação: flor de Hibiscus, casca de maçã, casca de laranja. Combinação cítrica gostosa e colorida que combina muito com nosso calor. Para o frio gosto muito das especiarias: canela, gengibre, cravos da índia, cardamomo. Tem aconchego ideal para esta época do ano".  

5 DICAS E RECEITAS INUSITADAS DA VALÉRIA  

1)Tempero para chá: Processar cravo da índia, cardamomo, gengibre e canela até virar um pó fino. A mistura pode ser usada para temperar chás de qualquer tipo. É só jogar um pouquinho por cima da bebida pronta para dar uma identidade especial.

2)Para o calor: redução de chá de Hortelã, fazendo um xarope bem adocicado é perfeito para temperar pro-seco.

3)Xarope-base de hortelã: faça uma infusão forte com hortelã, coe e depois despeje em uma panela. Adicione a mesma quantidade de chá de açúcar e ferva, mexendo sempre. Se usar um litro de água, utilize um quilo de açúcar e dois maços de hortelã. Deixe macerando essa mistura por um dia. O resultado é um xarope que poderá ser adicionado ao pró-seco e outros drinks alcoólicos e não alcoólicos.

4)Cuidado com a água: Para fazer infusões, não deixe a água ferver totalmente. O ponto ideal da água é quando as primeiras bolhas se levantam. Isso é importante para não queimar as ervas e não haver alterações no sabor e nas propriedades da bebida.  

5) Saquinho não: Prefira as folhas a granel para preparar a sua infusão ou chá. Os chás de saquinho geralmente contém aromatizantes e corantes. Se for comprá-los, leia o rótulo e opte pelos mais naturais possíveis. 


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Cadastrados

Nome (obrigatório)
Email (obrigatório)
Comentário (obrigatório)
0 comentários

Mais do ACidade ON