Aguarde...

Cotidiano

Veja as regras para a reabertura de eventos culturais em Campinas

O decreto autoriza atividades como cinemas, teatros, centros culturais, bibliotecas, galerias e museus; veja mais detalhes na matéria

| ACidadeON Campinas

Prefeitura publica regras para o retorno das atividades culturais. (Foto: Denny Cesare/Código 19)

A Prefeitura de Campinas publicou no Diário Oficial de hoje (3) as normas para a reabertura das atividades culturais na cidade que pode ocorrer a partir de amanhã, dia 4 de setembro. O decreto autoriza atividades como cinemas, teatros, centros culturais, bibliotecas, galerias e museus. Eventos e convenções também estão permitidos. Tudo poderá funcionar com horário limitado a oito horas por dia e a ocupação máxima deverá ser de 40% da capacidade dos espaços.

Além disso, os centros culturais devem ter controle de acesso aos recintos e fazer agendamento de horas, com assentos marcados. Também será exigido o distanciamento social de pelo menos 1,5 metro para cada pessoa em filas e assentos. Shows e eventos com públicos em pé continuam proibidos. O anúncio da flexibilização foi feito ontem pelo prefeito Jonas Donizette (PSB).

Os locais que poderão abrir só o farão com o Certificado de Estabelecimento Responsável, emitido pela Prefeitura de Campinas para orientar os empresários sobre as regras de higiene durante a flexibilização da quarentena. Clique aqui e acesse o local para obter o certificado.  

Os buffets adultos também estão autorizados a reabrir. Essa abertura acontece porque Campinas está na fase amarela do Plano São Paulo há quase quatro semanas. No entanto, a cidade já passou de mil mortos pelo novo coronavírus e tem mais de 28 mil casos da nova doença. 
 
Confira as regras publicadas no Diário Oficial de hoje: 
 
- Fica autorizada, a partir de 04 de setembro de 2020, as atividades culturais tais como museus, galerias, centros culturais, bibliotecas, cinemas, teatros e salas de espetáculos,e a realização de eventos e convenções, observados os seguintes requisitos:  

- Horário de funcionamento limitado a 8:00 (oito) horas diárias;  

- A ocupação máxima seja limitada a 40% (quarenta por cento) da capacidade do local;  

- Seja realizado o controle de acesso;
 
- Agendamento de hora e assentos marcados;
 
- Ocupação dos assentos e disposição de fi las respeitando o distanciamento mínimo de 1,5 m (um metro e meio).   
- Fica proibida a realização de projeções, shows, eventos e espetáculos com público em pé.  

 - Os ingressos de eventos culturais poderão ser comercializados em bilheterias físicas, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento.  

- Deverão ser adotados os protocolos geral e setorial específi cos do Governo do Estado disponíveis no sítio eletrônico www. saopaulo.sp.gov.br/coronavirus/planosp, bem como do Município, disponíveis no hotsite https://covid-19.campinas.sp.gov.br/.  

- A autorização da atividade e a capacidade de atendimento previstas neste artigo, poderão ser revistas conforme condições estabelecidas no Plano São Paulo." (NR)
 
- Este decreto entra em vigor na data de sua publicação.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON