Aguarde...

Cotidiano

Microbiota intestinal: cada dia mais importante em nossa vida!

Alimentação, estilo de vida, idade e uso de antibióticos podem afetar no equilíbrio da microbiota intestinal

| Especial para ACidade ON

O médico Werther Busato (Foto: Divulgação)

Voce já ouviu falar em microbiota intestinal? Se ainda não conhece o termo saiba que a cada dia mais estudos e descobertas científicas comprovam a importância da microbiota intestinal - popularmente conhecida como flora intestinal - para a nossa saúde. Trata-se do conjunto dos microrganismos como bactérias, vírus e fungos que habita o intestino humano. O desenvolvimento da microbiota ocorre logo apos o nascimento e vai ter influencia na fisiologia da pessoa e na manutencao do equilibrio de tecidos e orgaos. 

A microbiota intestinal se caracteriza pelo seu constante dinamismo, sendo que este pode ser afetado por inumeros fatores ambientais relativos a dieta, estilo de vida, alem do consumo de antibioticos e idade. Dentre suas importantes funções estão: controle de proliferação de bactérias patogênicas presentes no trato intestinal, estímulo do sistema imunológico, regulação da absorção de nutrientes, participação na produção de vitaminas e enzinas, como a vitamina K e a biotina e a produção de componentes necessários para a renovação celular.

Para se ter ideia da importancia de estudar mais a fundo a microbiologia intestinal, alteracoes na microbiota estao associadas a diversas doencas como diabetes tipo 2, obesidade, doenca cardiovascular, entre outras. Outro ponto muito importante que afeta nossa microbiota e o estresse sem controle ou constante. Vale destacar que o estresse e uma alimentacao desequilibrada sao dois fatores importantes que podem provocar um desequilibrio da microbiota (a esta condicao chamamos disbiose, o termo para a condicao normal e eubiose ou mesmo simbiose), a disbiose pode causar problemas nas juncoes das paredes das celulas intestinais e ocasionar uma hiperpermeabilidade intestinal: a mucosa intestinal deixara passar com maior facilidade os agentes infecciosos. A imunidade desta forma pode ficar perturbada, com maior sensibilidade as infeccoes.  

Portanto vale a pena cuidar do que comemos e também tentar controlar o estresse para manter nossa microbiota mais saudável!

Sobre Dr. Werther Busato - Dr. Werther Busato é médico especializado em Medicina Preventiva e Saúde Ocupacional, nutrologia e com certificação profissional em Programas de Qualidade de Vida. Na carreira corporativa possui vasta experiência na gestão de promoção e prevenção de saúde individual e coletiva em grandes empresas. Na medicina sempre buscou olhar para o paciente como um todo, e desde sua formação na Unicamp, está sempre em busca de novas pesquisas e especializações que tragam qualidade de vida e ajudem a promover a saúde das pessoas. A escolha pela profissão veio da inspiração do avô materno que era um farmacêutico prático e dos irmãos, também médicos.






Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON