A pesquisadora foi velada nesta segunda-feira (26) no Cemitério dos Amarais em Campinas.
TRAJETÓRIA
No inicio da década de 1990, Ana foi convidada para acompanhar e assessorar o programa chamado Renda Mínima implantando em Campinas, durante a gestão do então prefeito José Roberto Magalhães Teixeira. "Precisamos deixar claro que foi no governo do Magalhães Teixeira que nasceu o primeiro programa de distribuição de renda mínima no país", disse Ana Fonseca num vídeo documentário sobre sua carreira profissional gravado pelo NEPP. Nesse depoimento Ana Fonseca destacou ainda a importância que esse programa criado em Campinas teve para a implantação do Bolsa Família mais de uma década depois.
No inicio da década de 2000 Ana Fonseca foi convidada para coordenar o Programa de Garantia de Renda Mínima do município de São Paulo, durante a gestão da prefeita Marta Suplicy. Nessa época existiam vários programas de distribuição de renda como Renda Mínima, Bolsa Escola, Bolsa Luz, Bolsa Gás e vários outros implantados pelos executivos dos três poderes. Foi na prefeitura de São Paulo que Ana Fonseca começou os estudos visando à unificação dos vários programas de distribuição de renda, em um único cartão digital.
Foi a partir dessa experiência, em São Paulo, que fez com que Ana Fonseca fosse convidada para coordenar o Programa Bolsa Família durante a gestão do primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva de outubro 2003 a janeiro de 2004. Ela exerceu ainda o cargo de Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social de fevereiro a novembro 2004. (Com informações do Jornal da Unicamp).
