Publicidade

cotidiano

Morre pesquisadora da Unicamp e idealizadora do Bolsa Família

Ana foi secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social (2004) e Analista do PNUD

| ACidadeON/Campinas -

Ana morreu neste domingo em Campinas. Foto: Divulgação/Unicamp
A pesquisadora de políticas públicas da Unicamp e uma das idealizadoras do programa Bolsa Família, Ana Maria Medeiros da Fonseca, morreu na manhã deste domingo em Campinas. Ana foi secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Social (2004) e Analista de Políticas Sociais da Oficina do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento ) para a América Latina e o Caribe (2005-2006).  

A pesquisadora foi velada nesta segunda-feira (26) no Cemitério dos Amarais em Campinas.  

TRAJETÓRIA  

No inicio da década de 1990, Ana foi convidada para acompanhar e assessorar o programa chamado Renda Mínima implantando em Campinas, durante a gestão do então prefeito José Roberto Magalhães Teixeira. "Precisamos deixar claro que foi no governo do Magalhães Teixeira que nasceu o primeiro programa de distribuição de renda mínima no país", disse Ana Fonseca num vídeo documentário sobre sua carreira profissional gravado pelo NEPP. Nesse depoimento Ana Fonseca destacou ainda a importância que esse programa criado em Campinas teve para a implantação do Bolsa Família mais de uma década depois.

No inicio da década de 2000 Ana Fonseca foi convidada para coordenar o Programa de Garantia de Renda Mínima do município de São Paulo, durante a gestão da prefeita Marta Suplicy. Nessa época existiam vários programas de distribuição de renda como Renda Mínima, Bolsa Escola, Bolsa Luz, Bolsa Gás e vários outros implantados pelos executivos dos três poderes. Foi na prefeitura de São Paulo que Ana Fonseca começou os estudos visando à unificação dos vários programas de distribuição de renda, em um único cartão digital.

Foi a partir dessa experiência, em São Paulo, que fez com que Ana Fonseca fosse convidada para coordenar o Programa Bolsa Família durante a gestão do primeiro governo Luiz Inácio Lula da Silva de outubro 2003 a janeiro de 2004. Ela exerceu ainda o cargo de Secretária Executiva do Ministério do Desenvolvimento Social de fevereiro a novembro 2004. (Com informações do Jornal da Unicamp).

Publicidade