ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Manifestantes bloqueiam parte de portarias da Unicamp

A ação ocorre para a entrega de panfletos sobre a greve iniciada na instituição há mais de um mês

| ACidadeON/Campinas

Manifestante em uma das portarias da universidade. (Foto: Divulgação)

Uma manifestação do STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp) bloqueou parte das portarias que dá acesso a Unicamp na manhã desta sexta-feira (29). A ação ocorre para a entrega de panfletos sobre a greve iniciada na instituição há mais de um mês. Por causa do bloqueio, há o registro de longas filas na entrada principal da universidade e no acesso de Barão Geraldo. Os manifestantes estavam liberando apenas o acesso mais rápido de ambulâncias.

O bloqueio no trânsito também está refletindo na Avenida Guilherme Campos, em frente ao Shopping Parque D. Pedro, que dá acesso a uma das portarias da universidade. Também há reflexo no trânsito em Barão Geraldo, na Avenida Dr. Romeu Tórtima. 

Os manifestantes também usam cartazes e faixas para chamar atenção para o movimento grevista e para parar o trânsito. Eles bloquearam duas faixas do acesso principal.

Uma outra manifestação está prevista para às 10h desta sexta-feira (29) em frente a reitoria. A próxima assembleia está marcada para acontecer na terça-feira (3) às 9h.

Os funcionários da Unicamp iniciaram a greve para pleitear aumento de 12,6% nas remunerações. Mas o Consu (Conselho Universitário da Unicamp) homologou o índice de 1,5% diante da situação financeira da universidade, que previa déficit orçamentário de R$ 238,4 milhões antes de considerar a aprovação do reajuste nas contas. Nesta semana a universidade propôs ao STU e a Adunicamp o aumento de R$ 100,00 no auxílio alimentação. A proposta acaba hoje (29). 
 
Para não perderem consultas e exames no Hospital de Clínicas muitas pessoas acabaram indo a pé em direção ao hospital. Muitos saíram de ônibus e deixaram os carros com parentes parados na fila para chegar em tempo nos hospital.
 
EM BREVE NOVAS INFORMAÇÕES