Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Prédio mais alto de Campinas, edifício Mirante tem 44 anos

Relógio digital que ficava no topo do prédio foi desativado há 18 anos

| ACidadeON/Campinas

 

Vista do edifício Mirante, no Centro: quase 180º de vista panorâmica de Campinas. (Foto: Renan Lopes/ACidadeON Campinas)

Com 90 metros de altura e uma vista de quase 180º de boa parte de Campinas, o Edifício Mirante, no Centro, faz parte da história da cidade. Os 30 andares do prédio de formato convexo ficam ao lado do viaduto Cury, no comecinho da Avenida Moraes Salles. Hoje, já não chama tanta atenção e passa despercebido pelos mais jovens.

Mas ele foi um dos prédios mais famosos da cidade. No seu topo havia um relógio digital gigante de três faces, que informava aos moradores do Centro as horas que passavam e a temperatura. Há pelo menos oito anos, o relógio foi desativado, mas a estrutura continua lá. O mirante no terraço não é aberto ao público, mas os moradores do prédio podem alugar o salão de festas que fica no 30º andar.  



Do topo, é possível ver toda a região central, até a Vila Industrial e a torre do Aeroporto Internacional de Viracopos. O último andar do prédio foi aberto para a reportagem do ACidadeON Campinas na última quarta-feira (11). Com o céu limpo e o típico sol de inverno, a paisagem da cidade ficou ainda mais chamativa.

O prédio de 44 anos tem quatro apartamentos por andar. São, no total, 116 unidades, com dois quartos e meio (dois padrões e um escritório). O antigo luminoso era do banco Itaú. Ele havia sido instalado em 1981 e foi instalado pela Shempo (Locação de Bens Móveis).

O ENTORNO

O prédio fica na Avenida Moraes Salles, em um pedacinho da rua espremida pelo viaduto Cury. Ao lado, está a praça Felipe Selhi, conhecida como a Praça Quebra-Ossos, na Rua Álvares Machado, esquina com a Rua Cônego Cipião. A praça teve o nome mudado em 2010, quando o jovem Felipe, de 17 anos, foi assassinado no local quando voltava da escola.  




Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON