Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Horário de verão termina neste domingo; atrase seu relógio

O sábado ganhará uma hora a mais graças ao fim do horário de verão; programa Verão Vivo da prefeitura também chega ao fim

| ACidadeON

Horário de verão chega ao fim na madrugada deste domingo; ajuste o seu relógio (Foto: Luciano Claudino/Código19)

O sábado (16) terá uma hora a mais devido ao fim do horário de verão. A mudança ocorre a partir das 0h de domingo (17), quando será necessário atrasar o relógio em uma hora. O programa Verão Vivo da Prefeitura de Campinas, que fecha as vias do entorno da Lagoa do Taquaral para veículos durante o período noturno, também chega ao fim.

Será preciso atrasar os relógios em uma hora a partir das 0h de domingo. É preciso atenção, no entanto, pois celulares, computadores e outros dispositivos conectados à internet costumam atualizar o relógio automaticamente.

O ajuste do fim da medida vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, totalizando dez estados e o Distrito Federal.

MUDANÇAS

Com início em 4 de novembro, o horário de verão de 2018 foi mais curto que o normal: ele teve duas semanas a menos do que os anos anteriores. O início, que costuma ser no terceiro domingo de outubro, foi adiado para o primeiro domingo de novembro para evitar atrasos nas apurações dos dois primeiros turnos das eleições do ano passado.

A previsão é que o horário de verão de 2019 comece em 20 de outubro, mas ele também pode ser diferente, uma vez que não há mais ganhos significantes para a economia, de acordo com estudos do Ministério de Minas e Energia.

Isso se deve a uma mudanço no padrão de consumo do brasileiro, cujo pico de uso de energia deixou de ser concentrado entre 17h às 20h e passou a ser entre às 14h e 15h. A decisão para implementar o horário de verão de 2019 ficará por conta do presidente Jair Bolsonaro.   

ECONOMIA 

Em Campinas, no entanto, a estimativa da CPFL Paulista, distribuidora da CPFL Energia que atende 234 cidades do interior paulista, era de economizar 38,7 mil MWh no consumo de energia em sua área de concessão. O valor poderia abastecer 16,1 mil famílias por um ano com um consumo mensal de 200 kWh.

De acordo com a previsão feita antes do início do horário de verão 2018, a quantidade de energia economizada na área de concessão da CPFL Paulista durante a medida seria suficiente para atender uma cidade do porte de Bauru, por exemplo, por 15 dias, São José do Rio Preto por 12 dias, Ribeirão Preto por sete dias ou Campinas por quatro dias.

VERÃO VIVO

Os campineiros ainda podem curtir o programa Verão Vivo, que fecha as vias do entorno da Lagoa do Taquaral para veículos durante o período noturno, até sábado, quando a iniciativa chega ao fim juntamente com o horário de verão.

No programa, o entorno do parque fica fechado para veículos de terça a sexta, das 19h às 22h, aos sábados, das 16h às 21h, e aos domingos e feriados das 7h às 14h. Durante a duração do programa, a ciclofaixa de lazer do Taquaral/Norte-Sul também ganhará uma hora a mais aos domingos, funcionando das 7h às 14h.

Mais do ACidade ON