Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campineiro viraliza com "heroína" no acidente de Boechat

Ilustrador Angelo France retratou resgate de motorista de caminhão atingido por helicóptero; ele diz que não tinha intenção de levantar bandeiras feministas

| ACidadeON Campinas

Angelo France e sua ilustração: sucesso nas redes sociais (Foto: Divulgação) 

O ilustrador de Campinas Angelo France, 40 anos, é o autor da arte que mostra a vendedora Leiliane Rafael da Silva como Mulher Maravilha ao resgatar o motorista do caminhão atingido pelo helicóptero onde estava o jornalista Ricardo Boechat, na última segunda-feira (11).

Angelo fez o desenho na manhã de terça (12), após ver o vídeo do resgate na segunda e não conseguir tirar a imagem da cabeça. Sua ilustração viralizou nas redes sociais e acabou se tornando um ícone para movimentos feministas - Leiliane tentava tirar o motorista João Adroaldo Tomanckeves sozinha, enquanto alguns homens em volta apenas observavam e faziam registros com o celular.

Segundo Angelo, no entanto, sua intenção não era fazer militância. "Não pensei nisso ao fazer a ilustração. Dizem que ela é empoderada, mas acho que ali era um ser humano tentando ajudar outro ser humano", disse.

Ele reconhece, no entanto, a coragem de Leiliane. "Ela fez algo que a maioria das pessoas não teria coragem de fazer, homem ou mulher. Eu mesmo acho que não teria", afirmou.

SUCESSO

Angelo publicou a ilustração em seu perfil no Instagram. Até a manhã desta quarta (13), quando falou com a reportagem do ACidade ON, a imagem tinha quase 29 mil curtidas. Sua conta saltou de 1,6 mil para 11,8 mil seguidores em apenas 24 horas. "Recebi tanta mensagem que ainda nem sei como começar a responder", afirmou. A imagem também rodou pelo Twitter, Facebook e WhatsApp, e foi compartilhada inclusive por famosos.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON