Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Unicamp dá nome de Marielle Franco a auditório

Vereadora foi assassinada no dia 14 de março do ano passado; ideia surgiu de estudantes e IFCH acatou proposta

| ACidadeON Campinas

Auditório da Unicamp recebe nome da parlamentar carioca assassinada há um ano (Foto: Valério Paiva/IFCH Unicamp)

Na próxima quinta-feira (14), completa-se um ano do assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (Psol). E, para homenageá-la, o IFCH (Instituto de Filosofia e Ciências Humanas) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) dará o nome da parlamentar ao Auditório II do instituto.

A nomeação ocorrerá justamente na quinta, junto com o lançamento do livro "UPP: A Redução da Favela a Três Letras - Uma Análise da Política de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro", da própria Marielle Franco.

Os suspeitos da morte de Marielle, o PM Ronnie Lessa e o ex-PM Élcio Vieira de Queiroz foram presos nesta terça-feira (12) no Rio de Janeiro. Segundo a denúncia, Lessa disparou os tiros que mataram Marielle, e Queiroz dirigiu o carro que interceptou a vereadora, de onde partiram os disparos.   


Em Campinas, o diretor do IFCH, Alvaro Bianchi, afirmou que a nomeação do auditório é de extrema importância, pois "reafirma o compromisso do Instituto de defesa da vida e de populações carentes, em particular as afrodescentes".

Ele explica ainda que a atividade faz parte da recepção aos alunos de 2019 e foi organizada pelo GT (Grupo de Trabalho) Ações Afirmativas, Diversidade e Combate à Discriminação e ao Assédio e Direção do IFCH. A ideia da nomeação, inclusive, surgiu dos próprios alunos do IFCH e acatada pelo centro.

Participam ainda do evento Erika Hilton (co-deputada estadual pela Bancada Ativista-Psol), Mariana Conti (vereadora do Psol na cidade de Campinas), Cristiane Anizeti (ativista do movimento negro de Campinas) e Yara Adario Frateschi (Departamento de Filosofia do IFCH), com mediação de Rosana Menezes.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook