Aguarde...

cotidiano

Multidão faz fila para exames gratuitos no Largo do Rosário

A campanha foi organizada pelo Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas e Clínica Humânitas, com apoio da Prefeitura

| ACidadeON Campinas

Pessoas interessadas nos exames gratuitos hoje cedo em Campinas. Foto: Luciano Claudino/Código 19

Muita gente enfrentou fila hoje (14) cedo para passar por exames de prevenção de hipertensão e de saúde dos rins no Largo do Rosário, na área central de Campinas. Os exames gratuitos começaram por volta das 8h e terminariam por volta do meio-dia. Porém, por volta das 13h, as pessoas que ainda aguardavam na fila seriam atendidas. Os resultados são apresentados na hora e o encaminhamento também é gratuito.  

A campanha foi organizada pelo Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas e Clínica Humânitas, com apoio da Prefeitura. O evento é realizado desde 2007 em reconhecimento ao Dia Mundial dos Rins, celebrado nesta quinta-feira.  

No local as pessoas passaram por exames de pressão arterial, peso, altura, IMC (índice de massa corporal), teste de urina para detecção de hematúria, leucocitária, nitrito e proteinúria, além de verificar índice de glicemia e creatinina.  

ESTATÍSTICAS  

De acordo com dados da SBN, 13% da população estão em algum estágio da doença renal crônica. Em Campinas, a cada mil pessoas, uma entra em diálise anualmente. Além disso, também em Campinas, cem pessoas entram no programa de hemodiálise seja público ou privado. Hoje, são 1,5 mil fazendo tratamento de hemodiálise, segundos dados do Instituto do Rim e Hipertensão de Campinas.
 


Mais do ACidade ON