Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Viracopos é eleito 10º melhor aeroporto do Mundo

O ranking avaliou os 132 aeroportos mais conhecidos e mais utilizados do mundo. Viracopos recebeu nota 8,4 para pontualidade e 8,2 para qualidade do serviço

| ACidadeON Campinas

Viracopos ganhou destaque em ranking internacional. Foto: Código 19

O aeroporto de Viracopos em Campinas ficou na 10º colocação entre os maiores aeroportos do mundo no ranking da AirHelp Score 2019 divulgado internacionalmente. Viracopos recebeu nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo, com nota total de 8,25 (na escala de 1 a 10).

O estudo levou em conta informações de voos da base de dados da AirHelp. No total, aproximadamente 40 mil usuários contribuíram com a pesquisa, que contou com a participação de cerca de 2,5 mil brasileiros.  

Nesta edição, o ranking avaliou os 132 aeroportos mais conhecidos e mais utilizados do mundo. Para a avaliação, o critério de maior peso foi a performance em pontualidade, responsável por 60% dos pontos. Outros parâmetros analisados foram qualidade do serviço (20% dos pontos) e qualidade do varejo alimentação e lojas (20% dos pontos).

"Este reconhecimento se soma a outras conquistas importantes deste ano pelo Aeroporto de Viracopos: a de Melhor Aeroporto de Carga do Mundo e o de Melhor Aeroporto do Brasil (pela 11ª vez)", disse o diretor-presidente de Viracopos, Gustavo Müssnich.   
 
No Brasil a melhor colocação ficou com o aeroporto internacional Afonso Pena, em Curitiba, que ficou em 4º lugar no estudo. O melhor do mundo é o aeroporto internacional de Hamad, no Catar, seguido pelo de Tóquio Haneda, no Japão e pelo aeroporto de Atenas, na Grécia. O Brasil foi o único país do mundo que colocou dois aeroportos no top 10.

As companhias aéreas brasileiras não entraram nas primeiras colocações do ranking. A Azul ficou no 29º lugar, enquanto a Gol ficou na 58ª posição. A companhia aérea que ficou em primeiro lugar foi a Qatar Airways.

NOTAS
 
Viracopos recebeu nota 8,4 para pontualidade, 8,2 para qualidade do serviço e 7,9 para qualidade do varejo, com nota final de 8,25. Além dos destaques entre os top 10, outros dez aeroportos brasileiros aparecem no ranking entre os 50 melhores do mundo.  

"O Brasil foi o país que mais teve aeroportos entre os Top 10 do mundo e também entre os 50 melhores, com representação nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do País. A pontualidade é o índice em que os aeroportos brasileiros foram mais bem avaliados, sendo que onze dos doze aeroportos tiveram nota acima de oito. Em segundo lugar, vem a qualidade dos serviços e, por último, a qualidade do varejo, que leva em consideração opções de alimentação e lojas", declarou à imprensa Karin Herbsthofer, especialista em direitos dos passageiros da AirHelp.

Lançado em 2015, o AirHelp Score realiza uma avaliação mais abrangente e precisa de companhias aéreas e aeroportos do mundo. O ranking é produzido pela AirHelp, organização especializada em direitos de passageiros aéreos no mundo, já tendo ajudado mais de 10 milhões de clientes lesados por empresas aéreas a solicitarem reembolso por meio do seu site.  

MELHOR DO BRASIL
 
Viracopos foi eleito pelos passageiros o Melhor Aeroporto do Brasil no 1º trimestre de 2019 na pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), divulgada no dia 24 de abril. Esse é o 11º trimestre que Viracopos é eleito o melhor do Brasil desde o início da concessão, em 2013.

Viracopos ficou com a nota 4,77 em uma escala de 1 a 5. Foi a melhor nota entre os 20 principais aeroportos do Brasil, que concentram 87% do fluxo de passageiros no país. A pesquisa ocorreu nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano. Foram ouvidas 19.820 pessoas. A nota média geral de satisfação dos passageiros nos 20 aeroportos foi 4,60.  

Em fevereiro passado, Viracopos já havia recebido, na sede da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil, em Brasília, o prêmio de Melhor Aeroporto do Brasil em 2018 na pesquisa de satisfação de passageiros realizadas pela SAC.  

Se considerados todos os 25 trimestres desde o início da pesquisa, em 2013, Viracopos já venceu um total de 11 vezes, sendo eles: 3º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2013; 4º trimestre de 2014; 1º trimestre de 2015; 1º trimestre de 2016; 2º trimestre de 2017; 3º trimestre de 2017; 1º trimestre de 2018; 3º trimestre de 2018, 4º trimestre de 2018 e, agora, 1º trimestre de 2019.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON