Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Com infestação alta, Barão vira foco da Saúde contra dengue

Com o índice de infestação de dengue mais alto de Campinas, Barão Geraldo vai centralizar as ações de prevenção da Prefeitura no mês de dezembro

| ACidadeON Campinas

O secretário de saúde fala sobre a dengue (Foto: ACidade ON Campinas)

Com o índice de infestação do mosquito Aedes aegypti mais alto de Campinas, o distrito de Barão Geraldo vai centralizar as ações de prevenção da Prefeitura contra a dengue no mês de dezembro.

As informações são do secretário de Saúde de Campinas, Carmino de Souza, que falou sobre o assunto no Segundona, o programa semanal de entrevistas do ACidade ON desta segunda-feira (2).

Segundo o secretário, a última medição realizada pela Vigilância em Saúde identificou que o Índice de Breteau em Barão Geraldo é de 5 - isso significa que, a cada 100 imóveis, em cinco há criadouros com larvas do mosquito transmissor da dengue.

O ideal é que o índice fique abaixo de 1. O Índice de Breteau médio da cidade é de 0,2. "O trabalho de prevenção nunca para. Como o breteau de Barão está mais alto, vamos dar mais atenção àquela região no próximo mês", disse Carmino.

Carmino também afirmou que há uma expectativa de que a cidade viva uma grande epidemia de dengue no ano que vem. Neste ano, Campinas já tem mais de 26 mil casos. Em 2015, na pior epidemia de dengue da história da cidade, foram 65 mil registros, com 15 mortes.

"A partir de quando a epidemia chega, nosso foco passa a ser salvar vidas", disse Carmino. Ele pede, no entanto, que a população não procure os hospitais ao manifestarem sintomas da dengue. "O primeiro atendimento deve ser na atenção básica, no posto de saúde. Eles estarão preparados com salas e equipes exclusivas", garantiu.

CONFIRA A ENTREVISTA COMPLETA:


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON