Aguarde...

cotidiano

Inscrições para alistamento militar online já estão abertas

O alistamento militar é obrigatório para homens e deve ser feito no ano em que se completa 18 anos, não regularização gera perca de direitos

| ACidadeON Campinas

 

Jovens devem ficar atento ao prazo para alistamento obrigatório (Foto: Denny Cesare/ Código 19)

As inscrições para o alistamento militar online já estão abertas. O prazo, que começou na última quarta-feira (1º) vai até 30 de julho. É possível se cadastrar pelo site do Exército com o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e preenchimento de um formulário, para validação dos dados pessoais.  

O alistamento militar é obrigatório para homens e deve ser feito no ano em que se completa 18 anos. Os jovens que não regularizarem a situação não podem tirar carteira de trabalho e passaporte, prestar exames para estabelecimentos de ensino ou ingressar em serviço público ou privado.  

Aqueles que não tiverem acesso à internet ou não tiverem CPF devem ir à Junta de Serviço Militar e levar a certidão de nascimento ou então o RG (Registro Geral) ou a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) junto ao comprovante de endereço.  

Quem perdeu o prazo para o procedimento no último ano pode regularizar a situação no próprio site do alistamento, ou então deve comparecer à Junta de Serviço Militar. O atraso implica em pagamento de multa.  

O Serviço Militar Obrigatório tem a duração de um ano. Em 2020, a expectativa do Ministério da Defesa é que quase 2 milhões de jovens realizem o alistamento e que 100 mil sejam incorporados para trabalhar na Marinha, no Exército ou na Aeronáutica.

Mais do ACidade ON