Aguarde...

cotidiano

Coronavírus: Campinas suspende eventos e monitora 130 contactantes

Medida é para evitar aglomeração e, assim, diminuir possibilidade de transmissão; Campinas tem ainda 35 casos suspeitos da doença

| ACidadeON Campinas

Reunião que decidiu suspensão de eventos por conta do coronavírus (Foto: Carlos Bassan/PMC)

Após a confirmação do primeiro caso de coronavírus em Campinas, a cidade decidiu no fim da tarde desta sexta-feira (13) suspender todos os eventos com aglomeração de pessoas programados na cidade enquanto houver a transmissão da doença. Além disso, a Secretaria de Saúde está monitorando 130 pessoas que tiveram contato com a estudante de medicina que foi confirmada com a doença em Campinas. 

Além dela, há 35 casos suspeitos de Covid-19 em Campinas que estão sendo investigados. Segundo o secretário de Saúde, Carmino de Souza, a medida é para evitar aglomerações e, assim, diminuir as chances de contágio. 

Antes da medida municipal, a Câmara de Campinas já havia suspenso as atividades legislativas, atos políticos foram suspensos e o dérbi entre Guarani e Ponte Preta, marcado para segunda-feira (16), terá portões fechados. Tudo isso para evitar a transmissão do Covid-19, em crescimento exponencial no Brasil. 

Já entre os eventos marcados nos próximos dias em Campinas estavam a Maratona Aquática e a Prova de Aquathlon, no domingo, na Lagoa do Taquaral, e a Corrida da Lua, no sábado à noite.  

Andreia Von Zuben, coordenadora do Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde) de Campinas, diz que a medida é ampla, mas que a Prefeitura não têm como fiscalizar todos os eventos da cidade. "Vale para peças de teatro, festas, missas, cultos. A recomendação nossa é que as pessoas deixem de ir a esses locais, com ou sem sintomas da doença", afirmou. "Teremos dias difíceis nas próximas semanas, já sabemos disso", disse Carmino.

Mais do ACidade ON