
Há quem diga que são besteira e há quem seja incapaz de dormir depois de um, mas filmes de terror podem valer a pena quando possuem tramas inteligentes. O ACidade ON Campinas traz para você, nesta sexta-feira (22), uma lista de filmes de terror pra quem não gosta de terror. Confira!
1 - Hereditário (2018)
Escrito e dirigido por Ari Aster e estrelado por Toni Collette, Hereditário conta a história da família Graham, que começa a descobrir algumas coisas após a morte da reclusa avó. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie, por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora lugares mais escuros para escapar do infeliz destino que herdaram.
A atuação de Toni está impecável, o enredo é inteligente, a filmagem em si é incrível e o filme é assustador do início até a penúltima cena (a execução da última é questionável).
2 - Um Lugar Silencioso (2018)
Em uma fazenda nos Estados Unidos, uma família do Meio-Oeste é perseguida por uma entidade fantasmagórica assustadora. Para se protegerem, eles devem permanecer em silêncio absoluto, a qualquer custo, pois o perigo é ativado pela percepção do som.
Um Lugar Silencioso foi dirigido por John Krasinski, que também atua no filme junto de sua esposa, Emily Blunt, o que já é motivo pra ver esse filme. Além dos ótimos atores, o longa pode ser também uma metáfora para muitos assuntos pra você discutir com seus amigos depois.
3 - Animais Noturnos (2016)
Eu sei que já fiz essa indicação na Lista de Cinco Filmes pra Te Deixar Confuso, mas eu realmente gosto muito desse filme! Dirigido por Tom Ford e estrelado por Amy Adams, Jake Gyllenhaal, Michael Shannon, Animais Noturnos é sobre Susan, uma negociante de arte que se sente cada vez mais isolada do parceiro. Um dia, ela recebe o manuscrito de um livro de autoria de Edward, seu ex-marido.
O livro, por sua vez, narra a história de Tony Hastings, um homem que leva sua esposa e filha para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento quando a família cruza o caminho de uma gangue.
É durante a leitura do trágico livro que Susan reflete sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e revive traumas de seu relacionamento fracassado. Essas resposta, porém, não são entregues ao espectador de forma óbvia. Animais Noturnos é desses filmes que você termina e fica mais meia hora encarando a tela para processar o que acabou de ver.
4 - O Iluminado (1980)
Jack Torrance se torna caseiro de inverno do isolado Hotel Overlook, nas montanhas do Colorado, na esperança de curar seu bloqueio de escritor. Ele se instala com a esposa Wendy e o filho Danny, que é atormentando por premonições. Jack não consegue escrever e as visões de Danny se tornam mais perturbadoras. O escritor descobre os segredos sombrios do hotel e começa a se transformar em um maníaco homicida, aterrorizando sua família.
Escrito por Stephen King, dirigido por Stanley Kubrick e estrelado por Jack Nicholson. Precisa de mais motivos pra ver O Iluminado?
5 - Janela Indiscreta (1954)
Em Greenwich Village, Nova York, L.B. Jeffries, um fotógrafo profissional, está confinado em seu apartamento por ter quebrado a perna enquanto trabalhava. Como não tem muitas opções de lazer, vasculha a vida dos seus vizinhos com um binóculo, quando vê alguns acontecimentos que o fazem suspeitar que um assassinato foi cometido.
Tecnicamente este filme de Alfred Hitchcock não é um terror, e sim um suspense. E, se você não gosta de terror, deve ter calafrios só de ouvir falar em Hitchcock, mas garanto que Janela Indiscreta vale a pena.