Aguarde...

cotidiano

Ex-vereador conhecido como "o Politizador" é encontrado morto

Ex-parlamentar tinha 78 anos; corpo foi encontrado por uma amiga e casa não tinha sinais de arrombamento

| ACidadeON Campinas

O ex-vereador Politizador foi encontrado morto nesta terça-feira (30) (Foto: Redes Sociais/Reprodução) 

*Esta matéria foi atualizada às 19h29 do dia 30 de junho 

Conhecido como "O Politizador", o ex-vereador Antonio Francisco dos Santos foi encontrado morto na casa onde morava na tarde desta terça-feira (30), na Rua Barreto Leme, no Centro, de Campinas. Segundo a Polícia Civil, uma amiga encontrou o corpo do ex-parlamentar e não havia sinais de arrombamento na residência.

Conhecido por caminhar pelo Centro de Campinas com um megafone fazendo críticas a políticos, "O Politizador" exerceu o cargo de vereador entre os anos de 2009 e 2012, quando foi eleito com 2.037 votos, pelo PMN.

Na época, ele votou contra o aumento de 126% no salários do parlamentares, em sessão polêmica que ganhou as manchetes dos jornais de todo o país. Também como parlamentar, teve foco na reurbanização do Centro da cidade, em especial protestando e pedindo ações contra as pichações dos prédios.  Antes de ser vereador, ele trabalhou como operador de rádio e fotografia.  

Corpo de ex-vereador foi encontrado em casa, no Centro (Foto: Denny Cesare/Código19)
Na política, ele chegou a ser candidato para assumir um mandato tampão à frente da Prefeitura em 2012, em decorrência da cassação do então prefeito Demétrio Vilagra, que lançou a própria candidatura ao cargo. Na ocasião, o presidente da Câmara Pedro Serafim acabou eleito para o mandato tampão e O Politizador teve contabilizado o próprio voto.   

Nos anos seguintes, ficou como suplente na vaga de vereador.  Em nota oficial, a Câmara Municipal lamentou a morte do ex-vereador e prestou solidariedade aos familiares e amigos de Santos.

O caso será investigado pelo o 1º DP (Distrito Policial) de Campinas, na Avenida Andrade Neves, no Botafogo.

Mais do ACidade ON