Aguarde...

cotidiano

Mãe de jovem morto pela PM após perseguição diz que arma era de brinquedo

Após perseguição de 10 km, adolescente de 17 anos foi morto por agentes do Baep no Campo Belo, em Campinas. Mãe do rapaz diz que arma usada por ele era de brinquedo

| ACidadeON Campinas

Perseguição aconteceu depois de um assalto com reféns a uma loja de pesca (Foto: reprodução de vídeo)

O assaltante morto pela polícia após roubar um carro e fazer várias pessoas reféns, no fim da tarde desta quinta-feira (24), em Campinas, era um menor de 17 anos. Além disso, o jovem possuia várias passagens por roubo e furto. Em conversa com a EPTV, a mãe do suspeito disse que a arma usada no assalto pela adolescente era de brinquedo. 

Antes de roubar o carro, o adolescente, que não teve a identidade revelada, invadiu uma loja de pesca e fez 11 pessoas reféns. Vítimas que estavam na loja afirmaram à polícia que o homem estava muito agressivo e que teria perguntado a uma delas se ela preferia morrer com tiro ou com uma machadada.  

"O modo dele de agir era abordar gradualmente, só que ele não imaginou que iam chegar muitas pessoas [na loja]. Foram chegando clientes e se ele não quisesse ser descoberto, ele teve que abordar esses clientes também. Então ele chegava nesses clientes e dizia 'olha, isso aqui é um assalto' e levava a gente para um cômodo", contou uma das vítimas à EPTV, que preferiu não se identificar. 

Após subtrair produtos da loja, ele roubou um carro de um cliente e fugiu. De acordo com a PM (Polícia Militar), o carro roubado por ele tinha um sistema de localização por GPS, o que ajudou a polícia a encontrar o veículo.   

VEJA O VÍDEO DA PERSEGUIÇÃO 


PERSEGUIÇÃO 

A perseguição começou ainda na região da Vila Mimosa e envolveu o Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia), Polícia Rodoviária e Helicóptero Águia.

A ação assustou moradores de diversos bairros e alguns ainda gravaram a fuga do homem. Depois de cerca de dez quilômetros, já na região do Campo Belo, o carro do suspeito derrapou em uma rua após uma viatura colidir na traseira do veículo em fuga. 

O carro ficou atravessado na via e nesse momento houve um tiroteio. Havia vários moradores na rua durante os disparos, incluindo uma criança que aparece correndo em uma das filmagens. 

A polícia informou que o homem atirou primeiro e eles revidaram. A própria corporação informou que acionou o resgate ao ferido, mas ele não resistiu e morreu no local. 

A arma usada pelo assaltante foi apreendida e o caso foi registrado na 2ª Seccional de Campinas, onde as vítimas foram ouvidas e recuperaram os pertences roubados. Sobre o fato apontado pela mãe do rapaz, que alegou que a arma usada por ele durante o assalto era de brinquedo, a polícia informou que está investigando.

OUTROS ENVOLVIDOS 

A ocorrência será transferida para o 6º Distrito Policial, no Jardim Novo Campo Elises, em Campinas, onde as autoridades investigarão se o crime contou com a participação de outras pessoas. 

Em nota, a Secretaria de Segurança do Estado disse que durante a fuga o assaltante apontou a arma para os policiais e jogou o dinheiro pela janela do carro, na tentativa de dificultar a perseguição.

Mais do ACidade ON