Aguarde...

cotidiano

Indaiatuba fará teste de covid-19 em gestantes neste domingo

Equipes estarão a postos das 8h às 12h e das 13h às 16h30 no estacionamento do Centro de Convenções

| ACidadeON Campinas

Prefeitura fará teste rápido e de PCR em gestantes (Foto: Denny Cesare/Codigo 19)

A Prefeitura de Indaiatuba vai realizar neste domingo (25) uma testagem de covid-19 em gestantes da cidade. A ação será realizada por meio do sistema drive-thru, no estacionamento do Centro de Convenções.

Segundo a secretaria de Saúde, equipes estarão a postos das 8h às 12h e das 13h às 16h30, na Rua das Primaveras, nº 210, no Jardim Pompéia. O objetivo é realizar um inquérito sorológico para avaliar a quantidade de gestantes que já tiveram contato com o vírus. De acordo com a Prefeitura, a expectativa é atender três mil mulheres.  

Para ter acesso a testagem, a gestante deve levar seu cartão de pré-natal o qual será feito também uma revisão pela equipe de Saúde.  

Para as gestantes que não apresentam sintomas será feito o teste rápido, IGG (imunoglobulina g) e IGM (imunoglobulina m) que são anticorpos que o organismo produz quando entra em contato com algum tipo de micro-organismo invasor, o qual identifica se a pessoa está com o vírus ou se já teve contato e agora possui a imunidade. Para esse teste o resultado saíra em aproximadamente 15 minutos.  

Já as gestantes que estiverem com sintomas da doença farão o RT-PCR, e serão orientadas pela equipe médica de acordo com o quadro clínico, o resultado deste exame não é imediato, pois o material seguirá para análise laboratorial.  

TESTAGENS

A Secretaria de Saúde já realizou 28.377 testes para covid-19 e realizou outras três ações de testagem para estudo soroepidemiológico na cidade. Ao total, a cidade já soma 7.715 casos de infectados, sendo 222 óbitos.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON