Publicidade

cotidiano

Supermercados geram quase 43 mil empregos em sete meses

Os dados foram apresentados no primeiro encontro presencial do setor na pandemia, em Campinas

| ACidadeON Campinas -

Autoridades, empresários e políticos compareceram ao evento (Foto: Divulgação/Abras)
 

Com 91.351 estabelecimentos em todo o Brasil, o setor de supermercados gerou quase 43 mil novas vagas de emprego de janeiro a julho deste ano. Os resultados foram apresentados nesta segunda-feira (20), no primeiro dia do evento que reúne 400 convidados do setor econômico, realizado em Campinas.

O encontro promovido pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados) acontece no hotel The Royal Palm Plaza Resort até esta terça (21) e debate a modernização e a implantação de uma agenda positiva, além de apresentar os dados coletados pelo ramo, principalmente na pandemia.

"A Abras entende que a pandemia reforçou a necessidade de um esforço coletivo de colaboração entre os envolvidos para que avancemos em nossos objetivos para o setor," disse João Galassi, presidente da associação. Além dele, a conferência contou com vários empresários e especialistas.

OUTROS DADOS

Ainda conforme a Abras, o setor de supermercados tem ao todo 3 milhões de colaboradores em todo o país e recebe 28 milhões de visitantes por dia. Além disso, registrou, de janeiro a julho deste ano, um acumulado positivo de 3,24% no consumo nos lares das famílias brasileiras.

A associação não divulgou o resultado parcial de 2021, mas detalhou que 60 estabelecimentos foram inaugurados e 70 reinaugurados nos primeiros seis meses do ano. Além disso, voltou a apresentar o faturamento em 2020, que foi de R$ 554 bilhões, o que representa 7,5% do PIB.

PALESTRANTES

Entre os palestrantes desta segunda, estavam Cláudia Azevedo, CEO da Sonae; Dante Gallian, sócio-fundador da Responsabilidade Humanística; e Kristen Hadeed, CEO e fundadora da Student Maid.

Na terça, falam ao público Nelmara Arbex, sócia da KPMG no Brasil; Robertus Lombert, especialista em marcas; e os norte-americanos Adam Brandenuger, da New York University, e Barry Nalebuff, da Yale School of Management.

Bradenuguer e Nalebuff, inclusive, vão abordar o conceito de "coopetição", que une "competição" e "cooperação" e defende a necessidade do esforço conjunto entre entidades concorrentes na busca por resultados positivos para todos.

AUTORIDADES

Entre os presentes na abertura da reunião, estavam Abílio Diniz, presidente do Conselho de Administração da Península Participações e membro dos Conselhos de Administração do Grupo Carrefour e do Carrefour Brasil, e o secretário de Relações Institucionais de Campinas, Wanderley de Almeida.

Os ministros da Cidadania, João Roma, e do Trabalho, Ônyx Lorenzoni também participaram do evento nesta segunda, assim como o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (Democratas). Pacheco, inclusive, discursou por alguns minutos.

Ele relacionou um dos temas debatidos com a realidade política e social, fez ainda distinção entre os poderes legislativo e judiciário e fez questão de citar também a disputa eleitoral do ano que vem.


"Esse conceito de 'coopetição' para política é que há competição entre os políticos e essa competição se revela no momento oportuno, que é na eleição de 2022. Nesse momento temos que cooperar, independente de partido, de ideologia, jamais seremos subjugados ao poder judiciário, somos independentes. Inimigo nosso é fome, desemprego, crise hídrica, energética. Precisamos sentar à mesa para discutir nosso verdadeiros inimigos", disse.

Nesta terça-feira (21), o governador de São Paulo, João Doria (PSDB) deve participar de forma virtual.

COMO ASSISTIR

Somente convidados podem participar do evento, que vai seguir todos os protocolos sanitários determinados pelas autoridades por conta da pandemia. 

Todos os participantes serão testados, mas os interessados em participar virtualmente devem acessar o site convencao.abras.com.br para adquirir o convite que dá acesso às transmissões.

PROGRAMAÇÃO

- Terça-feira (21 de setembro)

9h - Painel ESG
Nelmara Arbex - Líder de ESG da KPMG

11h40 - Painel Marcas
Robertus Lombert - Partner - IPLC (International Private Label Consultant)

15h30 - Painel Coopetição
Adam Brandenburger - NYU Stern School of Business - J.P. Valles Professor
Barry Nalebuff - Yale School of Management

18h10 - Painel Plataforma
Geoffrey G. Parker - autor do livro Plataforma O futuro da estratégia

Mais notícias


Publicidade