Publicidade

cotidiano

Campinas teve as madrugadas mais frias do ano no final de semana; veja previsão

No sábado, a mínima ficou em 11,7ºC, menor temperatura de 2022

| ACidadeON Campinas -

Chegada de frente fria derrubou as temperaturas (Foto: Denny Cesare/Codigo 19)


Campinas registrou no último final de semana de Páscoa as menores temperaturas do ano. Na madrugada do sábado (16), a mínima ficou em 11,7ºC, sendo a temperatura mais baixa de 2022 até agora. 

A medição foi registrada às 3h11 pelo Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp. Mas, além do Sábado de Aleluia, os demais dias do feriado prolongado também ganharam espaço no ranking de "mais frios" do ano. 

Na Sexta-Feira Santa (15), a temperatura mínima ficou em 13ºC, registrada durante a noite, às 23h56. Já na madrugada de domingo (17), a mínima foi de 13,5ºC às 5h38. Hoje, ainda com tempo gelado, a mínima foi 13,9°C, às 5h54. 

"Após a passagem de uma frente fria que cruzou o estado de São Paulo na última quinta-feira, a entrada de uma massa de ar de origem polar bastante intensa derrubou as temperaturas. Em Campinas tivemos registradas as quatro menores temperaturas do ano desde sexta-feira, sendo que a menor ficou no sábado. Esse frio tem sido agravado pelas velocidades do vento, que tem soprado com velocidade moderada a forte, por vezes superando os 30 km/h", explicou o meteorologista do Cepagri, Bruno Bainy. 

Antes do último final de semana, a menor temperatura tinha sido registrada em 9 fevereiro, com 16,3ºC. 

E AGORA? 

Segundo o Cepagri, a semana mantém as condições de predomínio de sol, com tempo firme e seco. As temperaturas mínimas permanecem baixas, entre 14ºC a 15ºC, e as máximas sobem gradativamente nos próximos dias. 

"Ao longo da semana o ar frio perde um pouco a intensidade no período da tarde, vamos ter temperaturas máximas subindo gradativamente, mas durante a madrugada e no período da manhã as temperaturas ainda se mantêm relativamente baixa", explico Bruno. 

Hoje, a máxima é prevista em torno de 26ºC. Amanhã, segundo os meteorologistas, a máxima fica em torno de 27ºC, e em 28ºC na quarta-feira. 

Ainda segundo o Cepagri, os ventos vão perdendo intensidade no período da tarde, mas ainda ocorrem ventos de intensidade moderada entre o entardecer e o amanhecer. 

ALERTA DE TEMPO SECO 

Segundo o Centro, há indicativos de chuvas apenas para o sábado, e após isso, somente no final do mês, mas os modelos não apontam para grandes volumes, o que reforça a atenção para o tempo seco. 

De acordo com o Cepagri, a umidade relativa mínima já tem ficado na casa dos 35%, e poderá baixar dos 30% ao longo da semana, o que sugere cuidados com hidratação pela ingestão de líquidos, hidratação de pele e mucosas e umidificação de ambientes.

Publicidade