Publicidade

cotidiano

Ômicron: vacina alterada tem resposta imune mais forte que a original

Estudo mostrou que níveis de anticorpos contra a ômicron pós vacina modificada foram 1,75 vezes maiores do que vacina original

| Estadao Conteudo -

Vacina aplicada no Brasil (Foto: Rodrigo Nunes/MS/Arquivo)
 

A Moderna informou nesta quarta-feira (8) que uma dose de reforço da vacina modificada contra a covid-19 forneceu uma resposta imune mais forte do que o imunizante original da empresa contra a variante ômicron do coronavírus em um novo estudo.

A farmacêutica americana afirmou que enviará dados preliminares da pesquisa aos reguladores de saúde dos Estados Unidos nas próximas semanas, com a esperança de disponibilizar a dose de reforço modificada no final do verão no Hemisfério Norte.

Os pesquisadores descobriram que os níveis de anticorpos neutralizantes contra a ômicron entre as pessoas que receberam a vacina modificada foram 1,75 vezes maiores do que nas pessoas que receberam uma dose de reforço da vacina original.

O estudo não mediu a eficácia da injeção de reforço modificada - se realmente reduz o risco de doença causada pela ômicron. A empresa divulgou os resultados em um comunicado de imprensa. Os dados não foram publicados em uma revista médica revisada por pares.  

Vale lembrar que a vacina Moderna não foi aplicada no Brasil até o momento (Fonte: Dow Jones Newswires) 

EM CAMPINAS 

Em Campinas, a cidade começará a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 em pessoas a partir dos 50 anos e profissionais de saúde com idade a partir dos 18 anos nesta quinta-feira (9).

De acordo com a secretaria Municipal de Saúde, também será iniciada a aplicação da quinta dose, ou terceira adicional, para imunossuprimidos graves a partir de 50 anos. Para receber a vacina, todos os grupos precisam ter recebido a última dose há pelo menos quatro meses. 

Entre as maiores cidades, Americana, Hortolândia, Santa Bárbara d'Oeste, Sumaré e Jaguariúna já confirmaram o início da aplicação (Confira os detalhes aqui).

Publicidade