Aguarde...

cotidiano

Seguindo Europa, Cambuí testa o 1º parklet de Campinas

O espaço está sendo montado ocupando duas vagas de estacionamento de veículos na Rua Coronel Quirino

| ACidadeON

Código 19
Espaço está sendo construído no Cambuí

O bairro Cambuí foi escolhido para testar o projeto piloto do primeiro parklet de Campinas. O espaço está sendo montado ocupando duas vagas de estacionamento de veículos na Rua Coronel Quirino.

O projeto transforma o espaço do estacionamento, na beirada da guia, ampliando a calçada até a rua e transformando a área em um local de convivência. No espaço haverá piso de madeira, mesa, cadeiras, poltrona, iluminação interna e externa na altura do piso, um pequeno muro para evitar colisões com veículos, e até uma entrada USB para carregar o celular. A previsão é que o parklet esteja funcionando até a próxima semana. Ele tem cerca de 13 m2 (6m x 2,20m) e fica em frente ao restaurante Cenário.

Código 19
Espaço está sendo construído no Cambuí

A ideia foi de um grupo de empresários do bairro com apoio da Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec). O investimento que é de R$ 20 mil foi bancado integralmente pelo grupo de empresários. O modelo foi copiado de cidades da Europa, aqui no Brasil, esse tipo de construção é comum na Capital.

“O conceito utiliza o espaço destinado para o estacionamento de carros e o transforma em um ambiente de convivência e descanso. Lá, as pessoas podem parar para conversar, ler um livro e até para descansar”, afirmou o secretário de Transportes e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro. Ele afirmou que a intenção é testar a área por seis meses e fazer adequações necessárias para depois estender para outras áreas da cidade como outros pontos do Cambuí, Centro, distrito do Campo Grande, entre outros. “Nesse momento entramos com o amparo técnico do projeto apenas. Não teve verba pública. Com base nessa experiência iremos montar um modelo que poderá ser aplicado nesses outros espaços”, disse.

“Os pontos devem ter um grande adensamento populacional vertical para que essas pessoas tenham mais espaços de convivência. Vamos testar para ver como a população de Campinas vai receber e queremos fazer pesquisa para saber a opinião das pessoas”, continuou.

Código 19
Espaço está sendo construído no Cambuí

Apesar do espaço estar localizado em frente a um restaurante o secretário enfatizou que o local é público. “Têm muitos comércios em todo aquele entorno. O espaço é público e será utilizado por toda a população que circula pelo bairro e não pelos estabelecimentos”, reforçou.

A ideia foi recebida de forma positiva por alguns moradores e frequentadores do bairro, porém outros desconfiam se o espaço acabará atrapalhando o trânsito da via que é bastante intenso no local em horários de pico. “Vai ficar muito charmoso e gostoso, mas essa rua é tão movimentada que não sei se é uma boa ideia”, afirmou a aposentada Maria Antonieta Gosmark. O também morador do bairro Jaime Moratto lembrou que as ruas do bairro são muito apertadas. “Os motoristas já têm que desviar de containers de lixo e de caçambas, agora terá mais esse espaço. Quero ver como vai ficar”, afirmou.

Com relação ao trânsito no local o secretário afirmou que não há qualquer alteração. “O espaço não irá interferir em nada no trânsito da via”, afirmou.

Mais do ACidade ON