Aguarde...

cotidiano

Doria quer antecipar feriados para a semana que vem

Governador quer que feriado de 9 de julho seja comemorado em 25 de maio, e pede que prefeitos façam o mesmo com datas municipais

| ACidadeON Campinas

O governador João Doria (centro) (Foto: Reprodução)

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), quer antecipar o feriado estadua de 9 de julho para o próximo dia 25 de maio (segunda-feira). A ideia do governador é ampliar os índices de isolamento social no estado, que são maiores em fins de semana em feriados.

Doria falou sobre o assunto em transmissão ao vivo no início da tarde desta segunda-feira (18). Além do feriado estadual, Doria quer também que os prefeitos das 645 cidades paulistas antecipem feriados municipais para os dias seguintes ao dia 25 de maio.

Campinas, por exemplo, tem mais três feriados municipais até o fim do ano. Se a Prefeitura adotar a medida, a cidade pode ter até quatro dias de feriado na semana que vem.

Na capital, o prefeito Bruno Covas (PSDB) quer antecipar dois feriados municipais para os dias 27 e 28, tornando o dia 29 (sexta-feira) ponto facultativo. Dessa forma, a cidade de São Paulo teria apenas o dia 26 como dia útil na semana que vem.

A antecipação dos feriados ainda deve passar pelo Legislativo. Doria disse que já enviou o projeto sobre o dia 9 de julho para a Assembleia Legislativa, e espera que o projeto seja votado em regime de urgência.

"É uma forma de aumentar o isolamento e evitar o colapso do sistema de saúde", disse o governador.

Para uma eventual atecipação dos feriados municipais de Campinas, o projeto também deveria ser elaborado pelo governo para votação na Câmara.

Mais do ACidade ON