Aguarde...

cotidiano

Covid-19: Jonas anuncia hoje se comércio continuará fechado

O prefeito adiantou ontem que fará uma live na manhã desta sexta-feira (26) nas redes sociais a partir das 10h e nela, deve falar sobre essa prorrogação

| ACidadeON Campinas

Movimentação da principal via do comércio de Campinas. (Foto: Denny Cesare/Código 19)

O prefeito Jonas Donizette (PSB) deve informar hoje a reabertura ou não do comércio não essencial em Campinas na próxima semana. O decreto determinando o fechamento das lojas de rua e shoppings foi publicado no sábado passado e tem duração até a próxima segunda-feira (29).

Porém, fontes da Prefeitura, adiantaram à reportagem do ACidade ON que o prefeito deve prorrogar a medida de fechamento por mais uma semana diante do alto número de contágio e mortes causadas pela covid-19 em Campinas. De segunda-feira até ontem foram 62 mortes registradas pelo Município - o total desde o início da pandemia é de 271.

O prefeito adiantou ontem que fará uma live na manhã desta sexta-feira (26) nas redes sociais a partir das 10h e nela, deve falar sobre essa prorrogação.

A medida de fechamento do comércio foi anunciada há uma semana diante do aumento elevado de casos confirmados e mortes pela covid-19 na cidade. Até ontem, Campinas somava 6.710 casos confirmados. Além disso, a cidade também tem enfrentado a lotação de leitos do SUS para tratamento da covid-19. A ocupação nos leitos de terapia intensiva exclusivos para covid-19 segue próxima ao limite. Nesta quinta (25), a cidade estava com 88,7% das 366 vagas em UTIs nas redes pública e privada ocupadas, e completou o 13º dia seguido com 100% dos leitos no SUS municipal lotados.

Jonas disse que não está promovendo o retrocesso de Campinas para a fase 1 (vermelha), mas sim mantendo a cidade na fase laranja, mas com restrições.

RECLASSIFICAÇÃO

O governo do Estado também deve anunciar hoje a nova reclassificação das regiões paulistas no Palno São Paulo. A previsão é que Campinas continue na atual fase laranja.

Novos dados serão divulgados hoje pelo Comitê de Contingenciamento da Covid-19 para definir quais regiões poderão avançar na retomada das atividades econômicas, quais permanecerão na fase atual e se haverá retrocesso.

O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, disse que a situação de Campinas mostra preocupação no enfrentamento da disseminação da covid-19.   

"Fizemos recomendação para que os prefeitos endurecessem as regras da retomada e eles e outras dez cidades atenderam. A situação de Campinas e Sorocaba melhorou e vamos anunciar amanhã como essas regiões ficarão no plano".   

Na sexta-feira da semana passada o governo estadual recomendou em nota técnica que Campinas voltasse a fechar o comércio e serviços por causa do crescimento dos novos casos e ocupação de leitos. Horas depois Jonas atendeu o pedido estadual e determinou o fechamento na segunda-feira passada, dia 22 até a próxima segunda, dia 29, podendo prorrogar o prazo para mais uma semana.

Mais do ACidade ON