Aguarde...

cotidiano

Dia dos Pais com horário ampliado gera multidão no comércio

As lojas foram abertas às 9h e antes disso já havia um movimento grande de pessoas pelas principais vias do Centro

| ACidadeON Campinas

Comércio do Centro tem movimento intenso de consumidores neste sábado, véspera do Dia dos Pais. (Foto: Luciano Claudino/Código 19)

O primeiro dia do horário ampliado do comércio de rua, em Campinas, registrou muito movimento nas vias da região central. Além do início hoje (8) da fase amarela do Plano São Paulo de flexibilização da quarentena, com as lojas abertas por seis horas - até ontem eram quatro horas -, o sábado foi marcado pelas compras de véspera do Dia dos Pais, celebrado neste domingo (9).

As lojas foram abertas às 9h e antes disso já havia um movimento grande de pessoas pelas principais vias do Centro como pela Avenida Francisco Glicério e Rua 13 de Maio. Algumas lojas tinham até filas em suas portas. Muita gente aproveitou para ir mais cedo e assim evitar o período de maior movimento das lojas.

Apesar do movimento tranquilo dentro das lojas por causa do controle feito pelos próprios lojistas, houve aglomerações, principalmente no corredor de compras da 13 de Maio. A via ficou lotada de consumidores em busca do presente dos pais.

O Estado reclassificou a região de Campinas para a fase menos restritiva do plano de flexibilização ontem. Nela, além de ampliar duas horas o horário de atendimento ao público, as lojas podem operar com até 40% de sua capacidade.  
 
LEIA TAMBÉM 
Motoboys fazem protesto em condomínio de acusado de racismo
Bolsonaro se solidariza com motoboy alvo de racismo em Valinhos
 

Por causa da pandemia a estimativa é de queda nas vendas comparando com os números do ano passado. Em 2019 o faturamento da data foi de R$ 126,3 milhões. Para este ano a estimativa é de apenas R$ 49,3 milhões. Os dados são da Acic (Associação Comercial e Industrial de Campinas). Além disso, esse ano não teve a contratação de funcionários temporários.  



Apesar dos números em queda, a reabertura com a ampliação no horário foi um alívio para os comerciantes. "Estamos ansiosos esperando uma melhora na vendas por causa do Dia dos Pais. Nosso foco na loja são roupas masculinas, então a esperança é que seja próxima as vendas do ano passado. A metade já estamos felizes", afirmou a comerciante Aparecida Pereira.

Hoje as lojas do Centro fecham às 15h. Durante a semana elas abrem às 10h e funcionam até as 16h. Já os shoppings foram divididos em dois grupos de funcionamento. No primeiro grupo ficou definido o funcionamento, todos os dias, das 12h às 18h, nos shoppings Iguatemi, Galleria, Unimart, Spazio Ouro Verde, Jaraguá e Prado Boulevard; e no outro grupo com o funcionamento das 15h às 21h (exceto aos domingos, que também será das 12h às 18h) os shoppings Parque D. Pedro, Parque das Bandeiras e Campinas Shopping.

Mais do ACidade ON