Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Enem: na reta final, veja dicas para se dar bem na prova

Estudar demais na semana anterior ao exame pode comprometer o rendimento

| Especial para ACidade ON

Preparação para o Enem entra na reta final (Foto: Divulgação) 

Neste domingo (3/11), os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) farão a prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas, além da Redação. Eles terão 5h30min para responder as 90 questões. No domingo seguinte, no dia 10, a prova terá 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, totalizando 5h de prova.  

A estudante do Ensino Médio, Camila Amorim, fez a prova do Enem no ano passado, apenas para treinar. Neste ano, ela entrou em um cursinho pré-Enem e, com a nota do exame, pretende ingressar em um curso superior na área da saúde. Faltando menos de uma semana para a primeira parte da prova, Camila está focada em fazer revisões. Sua rotina de estudos começa cedo, desde as 8h. À tarde, ela vai para o cursinho onde fica até a noite. Em casa, ela descansa por cerca de 1h e retoma os estudos. "Estou resolvendo questões e revendo fórmulas. Já fiz várias redações ao longo do ano para aprender a otimizar o tempo", conta a estudante.  

Nessa reta final, muitos estudantes ficam ansiosos e acabam sobrecarregando o cérebro com o ritmo frenético de estudos às vésperas das provas. Por isso, a psicóloga e docente do curso de Psicologia da Universidade Cruzeiro do Sul, Ksdy Sousa, defende que, antes da prova, o ócio é mais importante do que a revisão e aconselha: "Geralmente, recomenda-se que dois dias antes da prova nada seja feito referente a isso, pois pode gerar mais ansiedade e o cérebro não irá registrar muita coisa. Talvez durante a semana possa ser feito, mas dois ou três dias antes da prova, não".  

Ainda de acordo com a psicóloga, na semana que antecede o Enem é importante que o candidato dê prioridade ao descanso, à ingestão de alimentos leves, dormir bem, ouvir música, assistir filmes e sair com amigos. 

Camila Amorim já fez Enem para treinar e nesse ano fará para entrar na faculdade (Foto: Arquivo Pessoal)

ENEM 2019 

Na edição 2019, algumas mudanças foram implementadas e os estudantes devem ficar atentos. Entre elas estão: a revista dos lanches levados pelos participantes, além da eliminação do candidato caso o aparelho de celular emita qualquer som durante a aplicação da prova, mesmo estando dentro da sacola lacrada que é entregue antes do candidato entrar nas salas.  

O Enem é um dos principais meios de acesso ao ensino superior público, através do Sisu, e nas faculdades particulares, através do Prouni e do Fies. Além disso, instituições portuguesas também utilizam a prova como seleção de brasileiros para cursos de graduação. Ao todo, segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 42 instituições de Portugal firmaram parceria.  

DATAS E HORÁRIOS  

3 de Novembro: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias e a Redação. Duração: 5 horas e 30 minutos
12h Abertura dos portões
13h Fechamento dos portões
13h a 13h30 Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 Início das provas
19h Término das provas
10 de Novembro: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. Duração: 5 horas.
12h Abertura dos portões
13h Fechamento dos portões
13h a 13h30 Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 Início das provas
18h30 Término das provas

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso. Para mais informações, consulte nosso TERMO DE USO"

Facebook

Mais do ACidade ON