Aguarde...

cotidiano

Corte de árvore surpreende moradores do Cambuí

Árvore foi cortada na manhã desta segunda-feira; Prefeitura diz que ela estava "morta, seca"

| ACidadeON Campinas

Árvore do tipo Ficus foi cortada nesta segunda-feira. (Foto: Christizi Portela) 

Uma árvore imponente que ficava no meio da praça Imprensa Fluminense, no CCC (Centro de Convivência Cultural), no Cambuí, foi cortada pela Prefeitura de Campinas na manhã desta segunda-feira (29).

O corte chocou os moradores do bairro. "Era minha árvore favorita. Sempre fiz questão de modificar o caminho para ir de encontro com essa árvore linda e exuberante. Fechava os olhos e me conectava com ela. Hoje quando fui fazer esse ritual, em um horário diferente do habitual, ela estava em pedaços no chão", disse a moradora do bairro Christizi Portela.

A árvore ficava próxima ao City Bar e a entrada do teatro de Arena, interditado desde 2011 por problemas estruturais devido a infiltrações no prédio.  

OUTRO LADO

Em nota, a Prefeitura de Campinas disse que o DPJ (Departamento de Parques e Jardins), responsável pela manutenção das áreas verdes da cidade, cortou a árvore "porque está morta, seca".

O DPJ explica que a espécie, uma Ficus, é inadequada para a arborização urbana. Ela apresenta risco de queda por ter baixa resistência a ventos e causa danos a calçadas e tubulações. A árvore não é nativa de Campinas.   

Árvore antes de ser cortada, no CCC. (Foto: Christizi Portela)



Mais do ACidade ON