Aguarde...

cotidiano

Campinas se recupera e sobe no ranking da merenda

Após ser a última colocada no ranking de satisfação da Merenda Escolar, o Município subiu no ranking entre as 10 maiores cidades do Estado

| ACidadeON Campinas

Merenda avaliada é servida na Rede Municipal de Ensino. Foto:Divulgação/Prefeitura de Campinas

Após ser a última colocada no ranking de satisfação da Merenda Escolar entre as 10 maiores cidades do Estado no ano passado, Campinas conseguiu melhorar sua colocação, e terminou o primeiro trimestre deste ano entre as quatro primeiras colocadas. O levantamento é feito pela Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos). 

Durante o ano de 2017, Campinas ficou entre a 6ª e a 7ª posição da lista geral. Mas a cidade chegou a fechar o ano na 2ª posição, atrás somente de São José dos Campos. Logo no início de 2018, a Merenda Escolar colocou o município na liderança do ranking. No trimestre seguinte, Campinas voltou a se tornar a vice-líder do segmento.

Porém, as denúncias feitas pelo Ministério Público Federal contra o desvio de merenda escolar, fez a cidade despencar no ranking de satisfação no último trimestre do ano. Agora, a aprovação da Merenda está se recuperando e Campinas é a 4ª colocada.   
Atualmente, a Merenda tem 616 pontos pelos critérios, o que lhe classifica no Grau Médio de Satisfação (500 a 649 pontos). Dos últimos 10 levantamentos realizados pelo instituto no Município, a Merenda recebeu Grau Médio em seis deles.  

O Alto Grau de Satisfação (650 a 799 pontos) foi registrado durante o 2º e o 3º trimestre de 2018. Já no último levantamento do ano passado, momento em que a reprovação da Merenda era grande, o segmento ficou com Baixo Grau de Satisfação (350 a 499 pontos).  

Indsat ainda possui outros dois graus de satisfação para os segmentos analisados: Baixíssimo Grau de Satisfação, se o setor receber índice inferior a 350 pontos; e Grau de Excelência, caso o serviço atinja 800 pontos ou mais.  

APROVAÇÃO DE 35%
 
Todos os índices de satisfação e classificações exclusivas da Indsat são calculados a partir dos critérios avaliativos de "ótimo", "bom", "regular", "ruim" e "péssimo". São entrevistados 600 moradores na cidade.  

A pesquisa apontou que a Merenda Escolar de Campinas recebeu 35% de "ótimo" e "bom", 46% de "regular" e 18% de "ruim" e "péssimo". A maioria dos entrevistados considera mediana a alimentação oferecida nas escolas do município.  

Atualmente, a Merenda é o 5º melhor serviço público avaliado em Campinas. A pesquisa busca compreender a satisfação dos moradores em relação a qualidade de 16 serviços públicos, além da Administração Pública e da Câmara.  


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON