Publicidade

cotidiano

Chuvas: Jaguariúna entra em Estado de Atenção, diz Defesa Civil

Campinas saiu da lista; Estado é emitido quando há previsão de chuvas fortes e moderadas, além de possibilidade de deslizamentos e alagamentos

| ACidadeON Campinas -

Defesa Civil atualizou lista de cidades em Estado de Atenção por conta das chuvas neste domingo (Foto: Luciano Claudino/Código19)

A cidade de Jaguariúna está em Estado de Atenção para chuvas, informou a Defesa Civil do Estado de São Paulo neste domingo (5). O município acumulou nas últimas 72 horas 92,1 milímetros de precipitação.   

O Estado é emitido quando a cidade passa de 80 milímetros de chuva acumulada em 72 horas e existe a previsão de chuvas moderadas a fortes, deixando as equipes da Defesa de prontidão. Também podem ocorrer alagamentos e deslizamentos isolados e transtornos que provoquem reflexos na mobilidade urbana. 

Já Campinas, que havia entrado no alerta na sexta-feira (3), por conta de 94,8 milímetros de chuva acumuladas no período das últimas 72 horas, agora está apenas em observação. Neste domingo, Campinas tinha no acumulado de três dias um total de 62 milímetros.

Na última semana, o órgão havia emitido um alerta para a previsão de chuvas fortes, com ventos e raios na região de Campinas. A Defesa Civil também emite alertas de chuvas por SMS. Para isso, cadastre seu CEP no número 40199 e receba os avisos referentes a sua região.

DICAS DE SEGURANÇA


Rodovias e estradas: Se estiver dirigindo, procure um local coberto e seguro e aguarde o tempo melhorar.

Enxurradas: Nunca enfrente enxurradas ou atravesse vias alagadas, pois águas de inundação são pesadas e violentas. Apenas 15 cm de água em movimento podem derrubá-lo, e 30 cm de água em movimento são suficientes para arrastar um veículo.

Áreas descobertas: Se estiver em locais como praia, piscina, estacionamento e campo de futebol, saia imediatamente e procure áreas cobertas e seguras.

Chuvas com raios: Mantenha distância de objetos altos e isolados ou metálicos, como árvores e guarda-sol. Não solte pipas e não carregue objetos como canos e varas.

Trovoadas: Ao escutar trovões, abrigue-se imediatamente em uma edificação ou veículo, permanecendo longe de janelas, tomadas e materiais metálicos.

Deslizamentos: Diante do aparecimento de fendas e rachaduras nas paredes ou de qualquer sinal de deslizamento, abandone o local imediatamente e procure abrigo fora da área de risco.

Mais notícias


Publicidade