Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Carol Albuquerque e a inspirada cozinha do Lume

Casa renova cena da gastronomia campineira com clima descontraído e cozinha afetiva

| ACidadeON Campinas

Recentemente eleito melhor restaurante por revista especializada em gastronomia, o Lume vem desbravando a cena gastronômica em Campinas e trazendo alento e um frescor de inspiração nas despretensiosas e agradáveis criações da chef Carol Albuquerque.

Com um ambiente que leva à descontração, o cardápio sugere uma sequência de pratos que conduz a um tempo de experimentação. Comecei com o couvert de pães da casa, e com um mimo composto de torrada, queijo de cabra e brotos. Na sessão de "Beliscos", petiscos inusitados como os pirulitos de vieira ou a leitoa pururucada com chantilly e poeira de bacon. Divertidos e deliciosos, são um bom começo para se preparar para tudo o que vem depois.  

Ovo perfeito com purê de batata trufada e areia de parma (Foto: Jussara Teixeira)
Na entrada fui saudada com um ovo perfeito, cozido por cerca de uma hora no termocirculador, mergulhado em espuma de batata trufada e areia de parma. O lento processo de cozimento leva à consistência cremosa da gema e clara, cuja textura casa perfeitamente com a espuma de batatas e ao crocante do parma, envolvendo o paladar com o sabor único das trufas.   

Leitoa assada com chantilly salgado (Foto: Jussara Teixeira)

Opção de massa, o capeletti de espinafre recheado com cabotcha e salteado com manteiga de sálvia fresca faz bem as vezes de primeiro prato. Passei para o carro chefe do cardápio, o porco envolto em bacon curado, terrine de batata e purê de taioba com toque de picles de cebola. A taioba, planc de sabor forte contrasta com a carne suína da raça duroc e a suavidade da batata.

Tudo muito saboroso, com o toque especial da cozinha mineira, terra de Carol, com pitadas autorais, casando bem com a atmosfera leve e tranquila da casa.  

Sorvetes feitos na casa, coalhada, suspiro e manteiga de casca de pêssego (Foto: Jussara Teixeira)

Finalmente e não menos importante, a sobremesa veio e nos presenteou com os sorvetes feitos na casa acrescido de coalhada, suspiro e manteiga de casca de pêssego (!) encerram com leveza a refeição. Nota para o café coado no encerramento, com duas opções de grãos e torra, um primor de sabor e aromas. Uma bela opcão para quem quer sair do óbvio e encerrar o dia (ou a noite) com sabores, por que não dizer, surpreendentemente agradáveis.

Mais do ACidade ON