Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

McLaren apresenta quarto modelo superesportivo de luxo

Antônio Fraga traz as novidades da semana no universo automotivo

| Especial para ACidade ON

GT, o quarto superesportivo da McLaren: preço de R$ 2.400.000,00 (Foto: Divulgação)

Mais um superesportivo
A McLaren Automotive apresentou na semana passada, em São Paulo, o quarto modelo da montadora britânica de carros esportivos de luxo e supercarros. O modelo GT vem se juntar aos modelos Sports, Super e Ultimate Series. Muito sofisticado e esportivo, o GT apresenta uma estrutura central de fibra de carbono que possui resistência e rigidez excepcionais, permitindo dinâmica de direção incomparável e o menor peso da categoria.  

Com apenas 1.530 kg, o McLaren GT tem motor de 620 cavalos, V8, bi turbo de 4 litros e uma relação peso-potência de 2,46 kg/cv. O torque de 630 Nm é produzido entre 5.500 rpm e 6.500 rpm, com mais de 95% disponível de 3.000 rpm a 7.250 rpm. O novo motor é acoplado a uma transmissão SSG de 7 velocidades.   

McLaren GT impressiona e acelera de 0 a 100 km/k em 3,2 segundos (Foto: Divulgação)

O desempenho impressiona: acelera de 0 a 100 km/h em 3,2 segundos e de 0 a 200 km/h em 9,0 segundos. A velocidade máxima do McLaren GT é de 326 km/h.  

Novo Jeep Grand Cherokee tem versão única e rodas de 20 polegadas (Foto: Divulgação)  

Muita valentia e conforto
Quase 40 anos após seu lançamento mundial em 1992 e com cinco milhões de unidades vendidas, o Jeep Grand Cherokee chega ao mercado brasileiro com muita tecnologia embarcada. À venda no Brasil desde 1994, o modelo 2020 tem controle adaptativo de velocidade com parada total (ACC), assistente avançado de frenagem, aviso de colisão frontal com frenagem ativa (FCW+), alerta de mudança de faixa com assistente de correção (LaneSense), sistema semiautomático de estacionamento paralelo e perpendicular (Park Assist) e monitoramento de pontos cegos (BSM).

Vendido em versão única, sem direito a opcionais, Limited Diesel, conta com motor turbo diesel V6 de 3 litros, 241 cavalosv e 56,1 kgfm e câmbio automático de oito marchas. A tradicional aptidão off-road é garantida pela tração integral Quadra-Trac II, com capacidade de subida (crawl ratio) de 44:1 com a reduzida acionada, podendo transferir 100% do torque para o eixo traseiro. Há ainda controle de descida (HDC) e sistema de tração Selec-Terrain com cinco modos: Auto (automático), Snow (neve), Sand (areia), Mud (lama) e Rock (pedra).  

O Jeep Grand Cherokee Limited Diesel tem preço de R$ 359.990,00.  

O protótipo do futuro da Bentley promete muito conforto e autonomia (Foto: Divulgação) 


Pronta para mais 100 anos
Criada em 18 de janeiro de 1919, em Cricklewood, no norte de Londres, Inglaterra, pelos irmãos Walter Owen Bentley e Horace Millner Bentley, com mais de 100 anos de existência, a Bentley vai se reinventando. Os irmãos, antes da I Guerra Mundial revendiam carros, mas, após o conflito, apresentaram o seu primeiro modelo.

Em 1921, finalmente a marca inglesa entrega os primeiros modelos. Como todas as marcas de prestígio, a Bentley logo foi para as competições. Em 1922, participou das 500 Milhas de Indianapolis, percorrendo os 800 quilômetros a uma média de 120,62 km/h e obtendo a 13ª posição na corrida. Mas o mais importante é que sem nenhum problema mecânico.  

Em 1924, a Bentley ganhou as 24 Horas de Le Mans pela primeira vez. Depois, ganharia de novo em 1927, 1928, 1929, 1930 e 2003. É a quinta marca mais vitoriosa na célebre corrida francesa, atrás de Porsche, Audi, Ferrari e Jaguar.  

Na Grande Depressão do EUA, a empresa, que fazia carros sofisticados e caros, quebrou. Foi adquirida pela sua concorrente Rolls-Royce e na segunda Guerra Mundial passou a fabricar motores para os aviões de guerra. Em 1998, foi comprada pela Volkswagen, que deu um "gás" em sua produção.   

Bentley EXP 100 GT terá autonomia de 700 quilômetros (Foto: Divulgação)

Hoje, a marca tem cinco modelos à venda: Bentayga, Continental GT, Flying Supr e Mulsanne e vende mais de 10 mil carros por ano.
Agora a marca se prepara para o futuro com um estudo, EXP 100 GT. O protótipo coupe de quase 6 metros e 2,4 metros de largura terá condução autônoma. Os materiais usados são caríssimos, como o alumínio e a fibra de carbono. Dentro, o carro tem quatro bancos que se adaptam e se moldam ao corpo dos passageiros. Tudo é, obviamente, digital e para todos os lados existem câmeras.
O modelo é movido por quatro motores elétricos alimentados por baterias acomodadas de baixo do assoalho, que garantem até 700 quilômetros de autonomia. Os números são animadores, já que o protótipo deverá fazer de 0 a 100 km/h em 2,5 segundos e a velocidade máxima próxima dos 300 km/h.  

argentino Papa Francisco adere a um veículo mais popular (Foto: Divulgação)

Novo Papamóvel
O papa Francisco tem um novo Papamóvel. O Sumo Pontífice recebeu de Christophe Dridi, diretor geral do Grupo Renault na Romênia e CEO da Dacia, um Duster 4X4 especialmente adaptado as suas necessidades de mobilidade. O modelo, tradicionalmente branco, foi adaptado pela própria fabricante. A versão possui soluções e acessórios especificamente desenhados para o papa, como teto panorâmico alto e grande e distância ao solo três centímetros menor que o modelo original, para facilitar o acesso e suporte para o apoio.  

Modelos da Fiat ganham esportividade e elegância com o conceito S-Design (Foto: Divulgação)

Mais elegantes
Os italianos sempre se destacaram pelo design maravilhoso de seus carros. E a esportividade faz parte dessa beleza. A Fiat acaba de inaugurar o conceito italiano S-Design na América Latina. O primeiro modelo foi o Toro 2020. Agora, o conceito se estende para o Argo e Cronos. O conceito S-Design oferece exclusividade, requinte e personalidade aos modelos, com um toque de esportividade.  

Apresentado mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra (Suíça) de 2017, o conceito reúne estilo e conteúdo para quem busca um visual atual e diferenciado. A família estreou na Europa no Fiat Tipo cinco portas e no 500X, mas atualmente já pode ser vista também em outros modelos, como o Fiat 124 Spider, o 500L e o Tipo StationWagon.

Assim como no Fiat Toro, a série S-Design faz uma releitura da esportividade acrescentando um toque de sofisticação e elegância.  

O Onix, carro mais vendido no mercado nacional, ganha nova geração (Foto: Divulgação)  

Fogo no mercado
Depois do novo Onix sedan, agora a Chevrolet lançar a versão hatch do carro. Segundo a fabricante, o modelo ficou maior e mais tecnológico. Outra novidade é a nova família de motores 1.0 Flex Ecotec.  

Renault Mégane R.S Trophy-R com 300 cavalos bate mais um recorde (Foto: Divulgação) 

Faz falta por aqui
Em 2013, a Renault do Brasil trouxe para avaliação de mercado um modelo do Megane RS. Com 264 cavalos, o esportivo era simplesmente espetacular. Mas era caro e não era o rumo que a marca francesa queria dar ao seu portfólio. Uma pena.

Agora, seu sucessor na Europa, já que oficialmente o modelo nunca foi comercializado no Brasil, o Mégane R.S Trophy-R com motor 1,8 litro de 300 cv, estabeleceu um novo recorde oficial no Circuito de Suzuka, no Japão.  

O resultado no Japão vem se juntar às voltas mais rápidas nos circuitos de Nürburgring (Alemanha) e Spa-Francorchamps (Bélgica). O novo recorde em Suzuka, três segundos mais baixo, agora é de 02.25,454. 

Megane: modelo que veio para o Brasil já era emocionante (Foto: Divulgação)
Stock Car, principal categoria do automobilismo sul-americano, vai ganhar mais competitividade (Foto: Divulgação)

41 anos de emoção pura
A Stock Car anunciou o calendário da temporada 2020. Um dos destaques é o retorno da famosa Corrida de Duplas, que costuma atrair pilotos de todo o mundo e das principais categorias do esporte a motor internacional para formar parcerias com os competidores oficiais.

"O retorno dessa prova dará um grande impulso a um campeonato que já conta com a Corrida do Milhão, maior evento individual do esporte a motor brasileiro. Ao lado da Super Final, que tradicionalmente decide o nosso campeonato, essas provas comporão com as demais corridas um pacote recheado de emoção e esporte no mais alto nível", diz Carlos Col, CEO da Vicar Promoções Desportivas, organizadora da Stock Car. "Devo frisar que começaremos o ano com muita força e teremos uma temporada no mínimo espetacular", ressaltou.

Três das doze etapas serão disputadas no formato rodada simples, com apenas uma prova: Corrida de Duplas, Corrida do Milhão e Super Final. As demais serão realizadas com duas corridas, ambas no domingo. E duas datas ainda têm detalhes a confirmar: a 4ª etapa, marcada para Campo Grande (MS) no dia sete de junho, depende de obras de aprimoramento a serem realizadas no traçado sul-mato-grossense. Já a 10ª etapa, dia oito de novembro, tem o local a ser definido.

A categoria estuda ainda a realização de uma sessão especial de treinos, cuja data inicialmente prevista é 8 de março, três semanas antes da abertura do campeonato. A sessão, que ainda deve ser confirmada, visa a aclimatação de equipes e competidores ao novo carro que estreará no ano que vem. Será também a primeira aparição oficial do Toyota Corolla Stock Car, modelo já anunciado como rival do Chevrolet Cruze.

Confira o calendário 2020 da Stock Car:

08/03 A Confirmar Treino Coletivo
29/03 Goiânia (GO) 1ª etapa (Corrida de Duplas)
12/04 Velopark (RS) 2ª etapa
17/05 Londrina (PR) 3ª etapa
07/06 Campo Grande (MS)/Alternativa 4ª etapa
28/06 Velo Città (SP) 5ª etapa
19/07 Santa Cruz do Sul 6ª etapa
23/08 Interlagos (SP) 7ª etapa (Corrida do Milhão)
13/09 Londrina (PR) 8ª etapa
18/10 Cascavel (PR) 9ª etapa
08/11 A Confirmar 10ª etapa
22/11 Goiânia (GO) 11ª etapa
13/12 Interlagos (SP) 12ª etapa (Super Final)

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON