Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Qualquer mês é bom para cuidar da saúde e da autoestima

Novembro Azul alertou o público masculino para os exames preventivos. Mas no ano todo, o compromisso deve ser com o bem-estar, que inclui as cirurgias plásticas e os procedimentos estéticos, cada vez mais procurados pelos homens

| Especial para ACidade ON

O cirurgião plástico Juliano Pereira (Foto: Divulgação)

Todas as campanhas de prevenção que associam o mês a uma cor específica, como o Outubro Rosa e o Novembro Azul, surtem cada vez mais efeito no grande público. Só no ano passado, as ações de prevenção do câncer de próstata do Novembro Azul mobilizaram cerca de 100 milhões de pessoas.  

O número é extremamente significativo! Mas da mesma forma que os meses do ano, a vida segue e é preciso cuidar constantemente da saúde. De fato, os homens estão mais empenhados com o próprio bem-estar. Prática de exercícios físicos, alimentação saudável, realização de exames de rotina atestam essa preocupação. Mas a lista não termina aqui. Podemos incluir também as cirurgias plásticas e os procedimentos estéticos, que são cada vez mais procurados por eles.

Em congressos, por meio de estatísticas e também na rotina do consultório é possível perceber que os homens têm encontrado nas cirurgias plásticas grandes aliadas para a saúde e a autoestima. E, em geral, é a idade que determina o tipo de procedimento procurado pelo paciente.

Homens que passaram dos 50 anos são os que mais buscam o consultório para realizar a blefaroplastia. A técnica é conhecida também como "cirurgia das pálpebras". O procedimento tem função reparadora, removendo o excesso de pele da pálpebra. Em muitos casos, esse excesso afeta a visão do paciente. Esteticamente, a técnica elimina bolsas de gordura, com cicatrizes praticamente invisíveis. Por esses e outros benefícios, a blefaroplastia promove rejuvenescimento facial.

A lipoaspiração é uma cirurgia que leva o público masculino mais jovem ao cirurgião plástico. A técnica é conhecida também como lipoescultura e remove depósitos de gorduras em áreas específicas do corpo como abdômen, dorso, flancos, mamas, coxas, axilas, braços e queixo. À medida que elimina os tecidos adiposos, a cirurgia remodela os contornos e melhora as proporções corporais.

Aqui cabe um alerta: a lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade. Os candidatos mais indicados à cirurgia são adultos que seguem uma dieta balanceada, praticam exercícios físicos regulamente e, por isso, têm bom tônus muscular.

O uso de anabolizantes, como recurso para "ganhar" músculos rapidamente, além de não ser recomendado, tem vários efeitos colaterais. Um deles é a ginecomastia, caracterizada pelo aumento das mamas. Esse problema afeta principalmente homens mais jovens. Para que as mamas voltem a ter o aspecto normal é preciso intervenção cirúrgica.

A prática de exercícios físicos, atividade benéfica para a saúde, leva à perda de peso. Evidentemente, emagrecer e tonificar a musculatura são os ideais dos homens que frequentam regularmente a academia. Mas em muitos casos, o emagrecimento evidencia linhas de expressão e confere aspecto cansado ao rosto. Também neste caso, a cirurgia plástica é bastante eficaz.

Um dos procedimentos mais indicados para o rejuvenescimento da face e do pescoço é o lifting facial. Essa cirurgia, conhecida também por face lifting e ritidoplastia, elimina rugas, repara vincos profundos e perda de tônus.

Por fim, inspirados nos propósitos das campanhas, que ao longo dos meses alertam para a saúde, fazemos aqui algumas recomendações aos homens: sempre façam os exames preventivos, alimentem-se bem, pratiquem exercícios físicos e nunca descuidem da autoestima, tão essencial à manutenção da boa saúde.

Juliano Pereira (CRM 141574) é cirurgião plástico, membro especialista e titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Coordenador do Departamento de Cirurgia Plástica da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas (2018-2020). Preceptor da Residência Médica (MEC) em Cirurgia Plástica do Serviço Professor Ricardo Baroudi (Hospital Irmãos Penteado). www.julianopereira.com.br

Mais do ACidade ON