Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Saudades de algumas semanas atrás

Por mais que a nossa relação tenha afeto, é comum a irritação na família

| Especial para ACidade ON

Quarentena também é sinônimo de estresse na família (Foto: DepositPhotos)
Conforme os dias de quarentena vão se passando vamos oscilando entre dias melhores e dias mais difíceis dentro de casa. É natural que as crianças vão ficando mais irritadas e, nós adultos, também vamos tendo menos paciência com elas e com a nova situação que estamos enfrentando.

Por mais que a nossa relação seja de extremo afeto dentro do lar saiba que é muito comum a irritação de todo mundo da família. Em algum momento a gente pode perder o controle, ficar nervoso, explodir e tudo bem, faz parte!

Muitas vezes, a convivência diária faz com que haja alguns picos, momentos que a gente se irrita, briga, perde a paciência. Isso é normal e existe em qualquer relação afetiva, amorosa. E com as crianças não é diferente, o tédio também pode deixa-las bem irritadas. Caso esteja passando por isso tente se afastar um pouco, ir para outro cômodo da casa, respirar e se acalmar. Mas não se culpe por isso, aceite a impotência desse momento, mas não confunda com culpa.

Na verdade todos estamos com saudades da vida que tínhamos antes, até algumas semanas atrás. Nós adultos sentimos falta de sair pra trabalhar, encontrar nossos amores, pais, amigos e irmãos, que podem estar dentro de suas casas ou que ainda precisam sair para trabalhar; saudades de andar por aí com leveza pelas ruas, sem medo de encontrar o outro e ele espirrar, tossir; saudades de abraçar e beijar pessoas que são tão importantes em nossa vida. E nossos filhos sentem saudades também de brincar com os amigos, da rotina da escola, de sair de casa para visitar parentes, ir brincar no parquinho. Enfim, estamos tendo que enfrentar toda essa escassez do movimento de ir e vir.

É muito importante que durante essa fase de distanciamento social percebermos que todos estamos passando pelo mesmo momento. Entender que essa situação coletiva pode nos ajudar a tornar esse período menos difícil. Quando tudo isso passar vamos ver que foi também uma oportunidade de rever conceitos e comportamentos. Estamos todos juntos nessa, fiquem firmes!

Nós do Programa Fortalecendo Laços estamos aqui para ajudar no caso de dúvidas e também continuando nossa rotina de trabalho por meio dos atendimentos online. Caso vocês queiram conversar online ou agendar uma atendimento entrem em contato conosco.  

As psicólogas Priscila Ribeiro Manzoli e Denize Campos Ribeiro (Foto: Divulgação)
 
Priscila Ribeiro Manzoli é psicóloga, mãe do Francisco e dos gêmeos João e Pedro e encantada com as dores e as delícias da maternidade. Denize Ribeiro também é psicóloga e com a chegada da filha Elis tornou-se ainda mais empática com os pais e compreendeu melhor a importância de educar com planejamento. Elas acreditam que para formar indivíduos emocionalmente saudáveis e mais conscientes, os pais precisam necessariamente saber como fazer isso e definir um propósito na educação de seus filhos. Desse encontro profissional nasceu o Programa Fortalecendo Laços, com o objetivo mostrar esse caminho para pais e mães, fortalecendo os laços de amor e o vínculo familiar entre eles.

Mais do ACidade ON