Aguarde...

ACidadeON Campinas

docon

Vereador quer que ônibus aceite cartões de crédito e débito

Segundo vereador, o sistema já funciona em outras cidades, como Jundiaí, e Campinas também precisa se adaptar ao novo modelo

| ACidadeON Campinas

Vereador que fez a proposta. Foto: Divulgação/Câmara de Campinas

Campinas anda lenta quando o assunto é facilitar o pagamento da passagem de ônibus. O sistema, que não aceita mais dinheiro e não tem mais cobrador, obriga o usuário a adquirir Bilhete Único ou usar o sistema de QR Code.  

O vereador Rodrigo da Farmadic (PP), inconformado, decidiu dar uma basta na situação. Já que não pode legislar sobre o assunto, competência do Executivo, o parlamentar quer que o Secretário de Transportes inicie um estudo para a implementação do sistema de débito e crédito para o pagamento da passagem. Pelo preço, tarifa mais cara do Brasil, se a vontade do parlamentar vingar, dá até para planejar um parcelamento no crédito

Farmadic diz que o sistema já funciona em outras cidades, como Jundiaí, e que Campinas também precisa se adaptar. "Entendo que este tipo de iniciativa tem de vir do Executivo, razão pela qual optei por acionar o secretário em vez de fazer um projeto de lei. Em São Paulo, capital, já está em curso um projeto municipal que permite o pagamento de tarifas neste formato, com cartões de crédito, débito etc. O sistema que está sendo testado na capital paulista permite que a cobrança da tarifa seja efetuada de forma simples e rápida, bastando apenas que o passageiro encoste o equipamento ou o cartão no validador do ônibus, sem a necessidade de digitar senha", afirmou o parlamentar. 

Mas vai ser um pouco difícil Farmadic conseguir êxito de forma rápida. O pessoal do Transporte está focado agora na nova licitação, barrada na última semana pelo Tribunal de Contas do Estado. Entre as contestações feitas pelo tribunal constam a suposta falta de estudos e projetos que demonstrem viabilidade econômico-financeira e operacional da concessão; uso de dados desatualizados; e vícios econômicos que impedem a "correta elaboração das propostas".

PAGAMENTO 

Hoje, o pagamento da passagem de ônibus em Campinas pode ser feito com o bilhete, com o sistema de QR Code (Quick Response Code, Código de Resposta Rápida na sigla em Inglês); ou com os cartões da família Bilhete Único (Comum, Vale Transporte, Escolar, Universitário, Idoso e Gratuito).

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON