Aguarde...

ACidadeON

Voltar

Economia

Preços de presentes do Dia das Crianças variam até 322,91%

O Procon Campinas fez uma pesquisa de preços de brinquedos vendidos na cidade; o levantamento foi realizado entre 1º e 8 deste mês, em nove estabelecimentos

| ACidadeON Campinas

Pesquisa do Procon mostrou diferença de preços nos presentes (Foto: Denny Cesare/Código19) 

O Dia das Crianças está chegando, será no próximo sábado (12). Para auxiliar o consumidor o Procon Campinas fez uma pesquisa de preços de brinquedos vendidos na cidade e a diferença do mesmo produto chegou a 322,91% em lojas diferentes.

Confira aqui a tabela completa com a pesquisa do Procon

O levantamento foi realizado entre 1º e 8 deste mês, em nove estabelecimentos, sendo cinco físicos e quatro virtuais. Ao todo, a pesquisa verificou os preços de 51 produtos, entre eles videogames, jogos de tabuleiro, bonecos e outros brinquedos.

Das lojas físicas, foram visitadas a Ri Happy do Shopping Iguatemi, a PBkids do D. Pedro Shopping, a loja Americanas do Shopping das Bandeiras, e também nas lojas Dunitê e a Luck Brinquedos. Dos sites, a pesquisa foi realizada no Submarino, Magazine Luíza, Amazon e Casas Bahia.

DIFERENÇAS

As maiores variações foram identificadas nos jogos para videogame. No caso do Game PES 19 - Pro Evolution Soccer 2019 PS4, a variação foi de 322,91%. O produto só foi encontrado em sites e o menor preço é da Amazon (R$ 29,77) e o maior das Casas Bahia (R$ 125,99).

Outro produto que também apresentou variação significativa 154,30% - foi o Game Spyro Reignited Trilogy PS4. Em lojas físicas, ele só foi localizado nas Lojas Americanas; já pela internet, o menor preço foi ofertado pela Submarino.

"O consumidor deve fazer a comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, preço total, formas de pagamento, comodidade e vantagens oferecidas pelos estabelecimentos", explicou a diretora do Procon de Campinas, Yara Pupo.

Ela também afirmou que o consumidor deve avaliar se o produto é adequado à idade da criança, ao gosto e ao tipo interesse que a criança tem, e, também, se os brinquedos estimulam a socialização e a criatividade. "Outro cuidado importante é com relação às informações que devem ser observadas nas embalagens dos produtos: características, faixa etária, identificação do fabricante, importador, instruções de uso e montagem, eventuais riscos e o selo de segurança do Inmetro", disse.

PESQUISE ANTES

A pesquisa mostra o quanto é importante pesquisar antes de sair comprando na primeira loja que entrar. A assessora de departamento pessoal Lucimara de Sousa afirmou que nunca mais vai comprar brinquedo sem antes pesquisar. "No ano passado comprei correndo na última hora e vi o quanto isso pesou no bolso. Hoje faço pesquisa na internet e vou a lojas onde tento algum desconto", explicou.

ÚLTIMA HORA

Quem não conseguir comprar antecipadamente o presente as lojas do Centro de Campinas vão funcionar das 9h às 17h no sábado, feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e também Dia das Crianças.

Mais do ACidade ON