Aguarde...

ACidadeON

Voltar

lazerecultura_giro

Prefeitura vai oferecer R$ 345 mil para projetos culturais

O edital selecionará 29 projetos envolvendo o tema do Patrimônio Cultural Imaterial e suas diversas abordagens e possibilidades

| ACidadeON Campinas

A prática da Capoeira é um dos Patrimônios Imateriais da cidade (Foto: Divulgação/PMC) 

A Prefeitura de Campinas confirmou que irá lançar, em agosto, o edital do ProAc Municípios, com recursos totais de R$ 345 mil. A publicação selecionará 29 projetos envolvendo o tema do Patrimônio Cultural Imaterial e suas diversas abordagens e possibilidades.

Segundo a Administração, os projetos terão como objetivo a difusão e a preservação do patrimônio imaterial e buscarão dialogar com as artes integradas, o audiovisual e o patrimônio cultural, por meio da educação patrimonial e do desenvolvimento da rede de parceiros.

Os 29 projetos estão divididos nas categorias Educação Patrimonial; Desenvolvimento da Rede de Parceiros; e Difusão e Preservação do Patrimônio Cultural Imaterial. O edital fomentará o diálogo com as artes integradas, o audiovisual e com as ciências humanas relacionadas ao patrimônio imaterial permitindo a produção de espetáculos, seminários, fóruns e exposições, entre outras formas artísticas e científicas que tratem do tema.

NA CIDADE

Em Campinas já são reconhecidas como Patrimônio Imaterial as manifestações culturais da Capoeira, do Jongo, do Samba de Bumbo Campineiro, da Folia de Reis, a Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e a prática de Brincadeiras Tracionais de Rua.

Com o lançamento do edital de chamamento público, tendo como base o marco regulatório das organizações sociais civis (Lei Federal nº13019/14), Campinas tem como objetivo implementar o PMPI (Programa Municipal de Patrimônio Imaterial), instituído pela Lei Municipal nº 14.701/13, que prevê a preservação de manifestações culturais reconhecidas pelo Condepacc (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Campinas).

Mais do ACidade ON