Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

onlist

Especialista dá 3 dicas para evitar falência nos negócios

É possível diminuir as chances de lançar um produto falho ou que não tenha tanta repercussão no mercado

| ACidadeON Campinas

 

Você sabia que 74% das startups brasileiras fecham após cinco anos de existência e 18% delas antes mesmo de completar dois anos? A taxa parece alta, mas a solução é simples: falta validação do projeto antes de colocá-lo em prática.

Chamada de prototipagem, essa forma de avaliar uma ideia, diminui os riscos e, principalmente, o investimento, antes do produto final.

"Não é necessário que o negócio esteja em um estágio avançado para isso. Na verdade, é possível prototipar até um produto que tenha uma funcionalidade", explica a voluntária do Startup Weekend Campinas Women, Daniele Zandoná. Confira três benefícios da prototipagem:

1. Testar a funcionalidade e a usabilidade
Através de perguntas primordiais como, "Funciona?", "Precisa ser ajustado?", é possível avaliar a funcionalidade do produto. Para a usabilidade, é essencial que os usuários testem a ideia apontando os pontos que precisam ser melhorados.

2. Proporcionar feedbacks
O protótipo permite que os usuários deem feedbacks concretos sobre o produto, já que é possível visualizá-lo e entendê-lo de uma forma geral.

3. Reduzir riscos
Com a validação, é possível diminuir as chances de lançar um produto falho ou que não tenha tanta repercussão no mercado. É mais recomendado investir em protótipos do que aplicar muito dinheiro em um produto que não foi testado.

WORKSHOP

Testar o negócio antes de ir para o mercado é a melhor forma de diminuir riscos. A palestrante Daniele Zandoná vai explicar que é possível testar a funcionalidade e usabilidade do negócio; captar feedbacks do seu público; entender, na prática, o que o cliente deseja e precisa; e muito mais.

O workshop acontecerá no dia 16 de abril. As inscrições podem ser realizadas pelo site do evento. Este é o quinto pré-evento da trilha WomenUp, evento sem fins lucrativos destinado a mulheres que são ou desejam ser empreendedoras e será realizado nos dias 24, 25 e 26 de maio, na Inova Business School, em Campinas.

Mais do ACidade ON