Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

vidaeestilo

Slam do Corpo aproxima poetas surdos e ouvintes do público

O Slam é uma plataforma criada nos anos de 1980 nos Estados Unidos e tem regras bem definidas; apresentação será no domingo (9), às 14h30, no Sesc Campinas

| ACidadeON Campinas

Slam do Corpo aproxima poetas surdos e ouvintes do público (Foto: Rodrigo Espindola/Sesc)

A intervenção Slam do Corpo se apresenta nesta domingo (9), às 14h30, no Sesc, em Campinas. A premissa do espetáculo é aproximar poetas surdos e ouvintes, poemas em língua de sinais e em língua portuguesa. A entrada é franca.

O Slam é uma plataforma criada nos anos 1980 nos Estados Unidos e tem regras bem definidas: os poemas devem ter até três minutos de duração, ser de autoria própria e não é permitido o uso de figurinos ou objetos de cena. Já os jogadores são os apresentadores, os poetas, o público e os jurados (pessoas do público que têm a tarefa de dar notas aos poemas). 

Com essa premissa, o Slam do Corpo aproxima poetas surdos e ouvintes, poemas em língua de sinais e em língua portuguesa. "Nosso interesse é produzir dizeres entre esses distintos modos de existência. Partimos de duplas de poetas um surdo e um ouvinte que traduzem e apresentam textos nas duas línguas simultaneamente. Em suas performances, as vezes as línguas se diferenciam e em outras vezes se entrecruzam", afirma Leonardo Castilho, um dos apresentadores do Slam e articulador na comunidade surda.

A intervenção começa com o "corpo aberto", momento no qual os poemas são apresentados de forma livre, independentemente da autoria e do tempo de duração. A batalha de poesias acontece no segundo momento. O evento é apresentado por uma dupla de MCs (um surdo e um ouvinte) e conta com duas tradutoras-intérpretes de Libras, um DJ e um assistente de palco. Para os poetas vencedores, o prêmio é um conjunto de livros de poesia, literatura e arte.  

A atividade é gratuita, tem classificação livre e ocorre no Jardim do Galpão do Sesc Campinas. 

SERVIÇO 
O que: Slam do Corpo
Quando: domingo (9), às 14h30
Onde: Jardim do Galpão do Sesc Campinas - Rua Dom José I, 270/333 - Bonfim, Campinas
Entrada franca.

Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook