Aguarde...

ACidadeON

Voltar

cotidiano

Campinas antiga: veja como a cidade se transformou

Fotos da década de 50 e 60 fazem parte do acervo do MIS, que fez parceria com o ACidadeON Campinas

| ACidadeON/Campinas

Torre do Castelo e a mudança através dos anos. (Foto: Gilberto de Biasi/Rogério Capela)

Campinas completa 244 anos neste sábado (14) marcada por profundas mudanças ao longo dos anos, que a fizeram chegar ao status de metrópole, com seus 1,1 milhão de habitantes atuais. São aumentos populacionais, novos cenários com prédios ocupando boa parte da vista, novas formas de comércio, empresas, polos de educação e um novo ritmo a seus moradores.

Para celebrar as mudanças, sem esquecer-se do passado, o ACidadeON Campinas, em parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), criou uma galeria especial.

Selecionamos seis fotos da cidade de antigamente e contrastamos com os cenários da Campinas de hoje. A mudança é visível, mas muitas vezes passa despercebida na correria do dia a dia. Nas imagens dá para perceber que a cidade ainda guarda um pouquinho do charme de antigamente, mesmo nos dias apressados que estamos vivendo.  

A EXPOSIÇÃO DO MIS

As imagens, digitalizadas pelo MIS, fazem parte de uma exposição que também celebra o aniversário da cidade. A mostra estará aberta ao público a partir do dia 28 de julho. Ela mostrará 20 fotos da cidade, que serão exibidas na praça Bento Quirino. A curadoria é do Danilo Ciaco Nunes e as fotos são de Gilberto de Biasi.

"As fotos são da década de 50 e 60 e mostram as modificações da cidade. Às vezes, passamos nos lugares e não notamos. Percebe uma demolição, uma rua diferente. A ideia é mostrar a cidade em constante mudança, conforme as necessidades", disse a coordenadora de Extensão Cultural da Secretaria de Cultura, Mary Angela Biason.  

Apesar de alguns lugares estarem preservados, como o Jockey Club, há outros bastante modificados. O túmulo do maestro Carlos Gomes, por exemplo, foi "cortado". O jardim que circundava a estátua foi suprimido com o avanço da rua.  


Comentários

"O site não se responsabiliza pela opinião dos autores. Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ACidade ON. Serão vetados os comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. ACidade ON poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios deste aviso."

Facebook

Mais do ACidade ON