Aguarde...

ACidadeON Campinas

Campinas
mín. 20ºC máx. 36ºC

cotidiano

Campinas cancela campanha de vacinação contra raiva em 2019

O Ministério da Saúde confirmou que está com problemas para enviar a vacina; um comunicado já foi disparado para as unidades da rede explicando a situação

| ACidadeON Campinas

Campanha Antirrábica 2019 foi cancelada em Campinas (Foto: Divulgação/PMC) 

Campinas cancelou a campanha de vacinação contra raiva em cães e gatos em 2019. O motivo é a falta de vacinas, que são enviadas pelo Ministério da Saúde - o órgão confirmou o problema. Um email foi enviado às unidades de saúde explicando o fim da Campanha Antirrábica 2019.

Segundo dados apontados pela Secretaria de Saúde, no ano passado foram encontrados 43 morcegos positivos para raiva; em 2019, foram 12 ocorrências.

Segundo o comunicado enviado às unidades, a Saúde informa que "devido ao desabastecimento da vacina antirrábica para cães e gatos (VARC) informado pelo Ministério da Saúde, esclarecemos que para o ano de 2019 não será realizada a Campanha Antirrábica Canina e Felina no município de Campinas".

Cães e gatos a partir dos três meses de idade devem ser vacinados contra a raiva anualmente. A dose é necessária inclusive para os animais que não têm acesso à rua, pois os morcegos podem entrar em contato com eles dentro dos imóveis.

"Atualmente, a entrega das doses ao Ministério da Saúde está atrasada, devido a problemas técnicos identificados na produção da vacina. A pasta está empenhada em solucionar este atraso junto ao laboratório fornecedor da vacina, e ressalta que as doses serão enviadas aos estados assim que a produção for normalizada", afirmou o Ministério da Saúde em nota.

Procurada, a Secretaria de Saúde informou que "o Devisa (Departamento de Vigilância em Saúde está seguindo as orientações do Ministério da Saúde, que informou, por meio do Instituto Pasteur, não ter vacinas disponíveis no momento. A Unidade de Vigilância em Zoonoses vacina os animais na rotina por meio de agendamento. O telefone é (19) 3245-1219". 

Email cancelando a Campanha Antirrábica foi enviado nesta quinta-feira

Mais do ACidade ON