Aguarde...

cotidiano

Nuvem arco chama a atenção no aeroporto de Viracopos

Formação de nuvem fez um arco entre o terminal novo do Aeroporto e a Torre de Controle; passagem não afetou terminal

| ACidadeON Campinas

Nuvem foi vista na tarde desta quarta-feira em Viracopos (Foto: Divulgação) 

Uma nuvem grande chamada de arco ou prateleira chamou a atenção de passageiros do Aeroporto Internacional de Viracopos e de moradores do entorno do terminal na tarde desta quarta-feira (27), em Campinas. Nas imagens, é possível ver a nuvem fazendo um arco entre o terminal novo do aeroporto e a Torre de Controle.

Segundo a professora e pesquisadora do Cepagri (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura), da Unicamp, Ana Ávila, esse tipo de nuvem está associada a tempestades. Inclusive, a Defesa Civil Estadual está com um alerta ativo para chuvas fortes na região de Campinas até quinta-feira (28). Segundo o órgão, são esperados entre 55 a 75 milímetros de chuva. 



Essa nuvem, de acordo com Ana,  marca a fronteira entre o ar frio que está descendo junto com a tempestade ou chuva e o ar quente do ambiente. Os nomes arco ou prateleira são sinônimos na meteorologia, explicou a pesquisadora. Em nota, a assessoria de imprensa de Viracopos informou que o funcionamento do aeroporto não foi prejudicado pelo aparecimento da nuvem no terminal.

Mais do ACidade ON