Aguarde...

cotidiano

Jardim Aurélia ganha ciclovia de 1,3 km de extensão

A ciclovia conta com 2,5 mil metros quadrados de área de pavimento, 18 mil metros quadrados de áreas verdes, 60 postes e 120 luminárias.

| ACidadeON Campinas

Ciclovia fica pronta em bairro de Campinas. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Campinas)

A Prefeitura entregou a obra da ciclovia do Jardim Aurélia com cerca de 1,3 km de extensão. O dispositivo fica no canteiro central da Avenida Rafael Tobias de Aguiar. A ciclovia parte da altura da Rua Jorge Leme, próxima à Rodovia Anhanguera, e segue até a altura da Avenida José Pancetti, na rotatória conhecida como Balão do Ximbika (Praça Dr. Jairo Teixeira Souza).  

A ciclovia conta com 2,5 mil metros quadrados de área de pavimento, 18 mil metros quadrados de áreas verdes, 60 postes e 120 luminárias.

A ordem de serviço que autorizou a construção da ciclovia no Jardim Aurélia foi assinada em setembro de 2019. Os investimentos foram da ordem de R$ 1,3 milhão, com recursos municipais e execução pela Secretaria de Serviços Públicos, incluindo materiais e mão de obra.

Toda a sinalização do equipamento foi realizada pela Emdec, com investimento de R$ 110,3 mil. O projeto incluiu a sinalização horizontal (solo) e vertical cicloviária (placas).

A ciclovia do Jardim Aurélia está integrada ao transporte público coletivo. A região já recebe a implantação do Corredor BRT (Bus Rapid Transit Ônibus de Trânsito Rápido) Campo Grande, na Avenida John Boyd Dunlop, com previsão de entrega ainda em 2020.  

A Prefeitura afirmou que atualmente há outras cinco ciclovias em construção na cidade e que se somadas são 20 quilômetros de ciclovias sendo construídas.  

Sistema cicloviário

Segundo a Prefeitura, Campinas já acumula quase 46 km de rotas cicloviárias (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas e calçadas compartilhadas). A atual Administração municipal já entregou: Ciclovia do Campo Grande (5,12 km); Ciclovia de Barão Geraldo (1,9 km); ciclovia na Avenida Washington Luiz (1,4 km); ciclovia na Avenida Baden Powell (2,3 km); ciclovia na Avenida Theodureto de Almeida Camargo (1,6 km); ciclovia na Avenida José de Souza Campos (Norte-Sul), com 1,3 km; ciclovia na Avenida Isaura Roque Quércia, continuação da Mackenzie (6,7 km); e três trechos de ciclovias no Distrito de Nova Aparecida (2 km).

Mais do ACidade ON