Aguarde...

cotidiano

Cemitérios suspendem visitas; Mercadão reduz horário

Os velórios também sofreram alteração em Campinas

| ACidadeON Campinas

Visitas são proibidas nos cemitérios municipais. (Foto: Código 19/Arquivo)

Os cemitérios municipais de Campinas Saudade, Conceição (Amarais) e Sousas estão fechados para visitas. A medida começou a valer hoje (19) e é por conta da disseminação do coronavírus. O fechamento é por tempo indeterminado. Os locais estarão abertos apenas para sepultamentos.  

Os velórios também sofreram alteração. A autarquia está orientando as famílias a reduzirem o horário e também o número de pessoas presentes no local.  
 
Campinas somou três casos confirmados da doença e investiga outros 127 casos suspeitos. Desde a semana passada, a Prefeitura tem tomado medidas restritivas na cidade para deter a propagação do vírus. Hoje partes dos shoppings da cidade fecharam as portas, assim como parques e espaços públicos. A intenção é reduzir espaços onde possa ocorrer a aglomeração de pessoas.

Outro setor que sofreu alteração foi a Divisão de Ocupação do Solo Público. Os atendimentos estão ocorrendo apenas por telefone ou internet. Somente a funerária realiza atendimento presencial. As alterações foram feitas pela Setec (Serviços Técnicos Gerais). 
 
Confira aqui a cobertura completa sobre o coronavírus em Campinas  

MERCADO MUNICIPAL 

Além dos cemitérios a Setec, definiu um novo horário, reduzido, para a operação do Mercado Municipal. A partir da próxima segunda-feira (23), o centro popular de compras funcionará das 7h às 15h, de segunda-feira a sábado. O Mercadão não funcionará mais aos domingos.   

Os bares e restaurantes que funcionam dentro do Mercado foram orientados a não colocar mesas no corredor para evitar aglomeração.  

FEIRAS NOTURNAS 

As feiras noturnas serão mantidas, porém com algumas adaptações. Estão suspensas as apresentações musicais e o espaço kids; e a praça de alimentação será instalada com número menor de mesas e maior espaço entre as mesmas, sem as tendas de cobertura.  

Todas as bancas disponibilizam álcool gel para feirantes e público. Os banheiros químicos terão toneiras e sabonete para higienização das mãos e os frequentadores serão orientados a comprar os produtos para consumo em casa. A decisão de manter as feiras, que funcionam de terça a sexta-feira, das 17h às 22h, se deu por elas serem uma opção de compra aos munícipes em ambiente aberto e próximo das residências.  

FEIRAS LIVRES  

As feiras livres também serão mantidas, com as mesmas medidas de segurança e higiene adotadas nas feiras noturnas.
O horário de funcionamento das feiras livres é das 6h às 12h, de terça a domingo.

Mais do ACidade ON