Aguarde...

cotidiano

Amparo e Socorro têm retorno de aulas municipais em 3 de maio

Retomada gradual terá capacidade reduzida nas salas de aula e escalonamento de alunos durante a semana

| ACidade ON - Circuito das Águas

Amparo retoma as atividades presenciais na rede municipal de ensino no dia 3 de maio (Divulgação/Prefeitura de Amparo)
As prefeituras de Amparo e Socorro anunciaram nesta terça-feira (27) que o retorno das aulas presenciais do ensino municipal acontecerá na próxima segunda-feira (3). De acordo com as administrações, a retomada será gradual e terá capacidade reduzida de estudantes nas salas, além de contar com o escalonamento de alunos durante a semana.  Confira as determinações de cada município. Em Amparo, as aulas presenciais das escolas 

Amparo

Em Amparo, o regresso acontece nos ensinos infantil, fundamental e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Segundo a administração, as salas de aulas terão um limite de capacidade, de acordo com os protocolos sanitários específicos para a área da educação e respeitando as medidas definidas pela classificação do Plano SP para a região.

De acordo com a prefeitura de Amparo, cada escola, seja pública ou privada, será "responsável por definir a estratégia de retorno", assim como a forma em que será realizado o atendimento presencial e os critérios de alternância de grupos, mantendo o distanciamento social pré-determinado.

Neste retorno gradual, será oferecido aos estudantes o ensino híbrido, em que há a associação de atividades presenciais e remotas. As aulas serão ministradas em jornada reduzida, com entrada e saída de alunos em horários escalonados a fim de evitar aglomerações.

Segundo a administração, as unidades ainda irão disponibilizar álcool em gel e a merenda será servida em pratos prontos às crianças, evitando o contato. As carteiras também serão espaçadas e as salas cumprirão todas as medidas de higiene e distanciamento. Em relação ao transporte escolar, a capacidade permitida será reduzida a uma média de seis alunos por veículo.

De acordo com a prefeitura, a Secretaria de Educação de Amparo, em conjunto com a Fiscalização Sanitária, irá monitorar o retorno presencial das aulas diariamente, verificando a saúde e os sintomas de funcionários e estudantes para evitar a transmissão do novo coronavírus.

A administração municipal ainda salienta que será retomada a testagem dos profissionais da educação, "de acordo com a organização prévia da Secretaria Municipal de Saúde". As escolas estaduais também retornam com as aulas presenciais no dia 3, enquanto as escolas particulares já voltaram a receber alunos na segunda-feira (26). 

Socorro

A Prefeitura de Socorro afirmou que a retomada das aulas presenciais na rede municipal de ensino será realizada com 35% da capacidade de presença dos alunos matriculados. Além disso, haverá escalonamento de estudantes durante o período letivo.

A administração municipal também reforçou que o retorno presencial do aluno não será obrigatório, sendo permitida a continuidade da modalidade de ensino remota.

Retorno das aulas no Circuito

Na semana passada, Serra Negra autorizou o retorno das aulas nas instituições de ensino da rede municipal, através de atividades presenciais e remotas, a partir do dia 3 de maio. A decisão foi publicada no decreto nº 5.205 e tem como justificativa a "importância das interações presenciais nas escolas com professores e colegas para a saúde emocional e aprendizagem dos estudantes", segundo trecho do documento.

Em contrapartida, as cidades de Holambra e Jaguariúna optaram por antecipar as férias escolares, que costumam acontecer durante o mês de julho. Em Holambra, o período de recesso começa no dia 3 de maio e se estende até o dia 28 do mesmo mês.

Já em Jaguariúna, a administração municipal afirmou que o ensino presencial da rede municipal deve ocorrer em junho, e o trabalho pedagógico que está sendo realizado no momento será mantido após a retomada.


Mais notícias



Mais notícias do ACidade ON